Interminados, criadores e sonhadores: o problema da estética em Paulo Freire

Autores

  • Aristóteles Berino Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p24-38

Palavras-chave:

Paulo Freire, Criação, Sonhos

Resumo

Apesar de não ter despertado a devida atenção entre os principais intérpretes da sua obra, o problema da estética em Paulo Freire constitui um núcleo importante do seu pensamento. Entre os seus escritos, nas suas conversações e práticas pedagógicas, o tema da estética sempre esteve presente, desde o início da sua trajetória intelectual e de educador até seus últimos trabalhos publicados. Neste artigo, procuro mostrar algumas dessas referências e proponho um caminho analítico que passa pelo conceito de criação para entendermos como especialmente o tema da estética está relacionado a sua concepção de educação. Diante do avanço do neoliberalismo, o conceito de sonho encontra na sua obra uma articulação política que também associo ao significado que atribuía à criação como possibilidade emancipatória e promotora de outros sentidos à existência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Aristóteles Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Curso de Pedagogia do campus Nova Iguaçu da UFRRJ e Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e Demandas populares (PPGEduc/UFRRJ)

Downloads

Publicado

2020-06-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Interminados, criadores e sonhadores: o problema da estética em Paulo Freire. (2020). Revista Estudos Culturais, 1(5), 24-38. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i5p24-38