O cinema do terceiro mundo e a hegemonia política: o papel social do cinema

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  • Nelson Marques Sem registro de afiliação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i7p155-167

Palavras-chave:

cinema, papel social, terceiro mundo, hegemonia política

Resumo

O cinema é mais um dos variados modos de expressão cultural da sociedade industrial e tecnológica contemporânea. Desde os seus primórdios, produtores e diretores de cinema o consideravam como uma poderosa ferramenta para instrução, educação e reflexão humanas. O empenho em impressionar a plateia pode ser entendido inclusive como uma operação de caráter ideológico. Destacamos no comentário quanto o cinema pode ser e é político, através da análise de três momentos na produção cinematográfica: a propaganda ideológica feita pela mídia tendo orientação ideológica, tanto nazista, do Partido Nazista de 1934, em Nuremberg, quanto socialista russa de 1929; os filmes produzidos de forma maciça por Hollywood; o embate de dois institutos de pesquisa brasileiros, o CPC e o IPES, às vésperas do golpe militar de 1964 no Brasil.

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Publicado

2022-12-02

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O cinema do terceiro mundo e a hegemonia política: o papel social do cinema. (2022). Revista Estudos Culturais, 7, 155-167. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i7p155-167