Slow movement

reação ao descompasso entre ritmos sociais e biológicos

Autores

  • Alexandre Panosso Netto Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades
  • Rafael Chequer Bauer Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i2p1-22

Palavras-chave:

Ritmos Biológicos Ritmos Sociais Slow Movement

Resumo

Este artigo discute o descompasso entre os ritmos biológicos e os ritmos sociais emergentes a partir da Revolução Industrial. Para tal, são apresentados indícios de mudanças rítmicas nas últimas décadas, acarretando um processo contínuo e profundo de aceleração e mecanização sociocultural, predominante nas estruturas societárias capitalistas. Em seguida, discute-se a relação entre ritmos sociais e ritmos biológicos, com a contribuição conceitual advinda da Cronobiologia. Por fim, destaca-se o processo de surgimento e consolidação do Slow Movement nas últimas décadas, tornando-se mais um indício da desarticulação temporal vivenciada nos dias atuais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alexandre Panosso Netto, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    graduado em turismo, professor associado, atuando na EACH/USP desde 2006, atua na área de teoria do turismo, principalmente nos temas de educação em turismo, teorias de turismo, planejamento turístico e epistemologia do turismo.

  • Luiz Gonzaga Godoi Trigo, Universidade de São Paulo. Escola de Artes, Ciências e Humanidades

    filósofo, professor titular, atuando na EACH/USP desde 2005, com experiência na área de Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, turismo, educação, sociedade, política e entretenimento.

  • Rafael Chequer Bauer, Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal

    Graduado em Turismo e Mestre em Filosofia pela USP. Doutorando em Turismo pela Universidade de Aveiro, Portugal. Professor Efetivo da área de Turismo e Hospitalidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP/SPO desde 2006. 

Downloads

Publicado

2015-08-28 — Atualizado em 2020-10-09

Versões

Edição

Seção

Dossiê Temporalidades

Como Citar

Slow movement: reação ao descompasso entre ritmos sociais e biológicos. (2020). Revista Estudos Culturais, 2, 1-22. https://doi.org/10.11606/issn.2446-7693i2p1-22 (Original work published 2015)