Edição Atual

v. 1 n. 1 (2019)

A Revista Ingesta tem o objetivo de publicar estudos relacionados à história da alimentação e das drogas e contribuir com a expansão desse campo de estudos interdisciplinar. Para esta primeira edição especial, pesquisadores e professores nacionais de diversas regiões e uma pesquisadora internacional foram convidados a escrever artigos sobre a temática, sob a perspectiva da História e de áreas como a Antropologia, a Sociologia, a Educação, o Direito e a Teologia.

Publicado: 2019-03-28

Edição completa

Editoriais

Artigos

Ver Todas as Edições

Revista Ingesta é uma publicação eletrônica voltada para a divulgação de trabalhos de mestres e doutores e estudantes de pós-graduação do Brasil e do exterior, relacionados à história da alimentação e das drogas. Com periodicidade semestral, a revista é editada por pós-graduandos de História da FFLCH-USP, membros do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA), coordenado pelo Prof. Dr. Henrique Soares Carneiro. 

Excepcionalmente, para a nossa primeira edição, desenvolvemos um volume especial, somente com artigos de professores e pesquisadores convidados. Publicado em março de 2019, foi elaborado em conjunto com um editor também convidado, o sociólogo Carlos Alberto Dória, especializado em cultura culinária, autor dos livros Formação da culinária brasileira (2014) e A culinária caipira da Paulistânia (2018) e do blog e-BocaLivre.

Para as próximas edições, convidamos mestres, doutores e pós-graduandos do Brasil e do exterior a submeterem seus artigos. As diretrizes de publicação estão no tópico "Sobre > Submissões".