Carta dos Editores

Autores

  • Nicole Leite Bianchini Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)
  • Viviane Soares Aguiar Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Cauê Tanan Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i1p7-8

Palavras-chave:

História da Alimentação, História das Drogas, Primeira edição

Resumo

Desde meados de 2017, vimos trabalhando na produção desta publicação que, enfim, nos orgulhamos de lançar agora, em março de 2019. A Ingesta chega ao cenário acadêmico com o objetivo de catalisar pesquisas relacionadas à história da alimentação e das drogas e de contribuir para expandir e consolidar esse ramo de estudos interdisciplinar no campo das humanidades. Este exemplar de estreia, no entanto, foge do que será a rotina da publicação. Sob a coordenação do historiador Henrique Soares Carneiro e de um editor convidado, o sociólogo Carlos Alberto Dória, planejamos o primeiro volume no formato de um compêndio de artigos e ensaios assinados por pesquisadores e professores com vasta produção acadêmica no tema das drogas e da alimentação – alguns deles compõem, inclusive, a Comissão Científica da revista. Ligados a instituições de diversas regiões, os autores foram convidados a escrever seus textos especialmente para esta primeira edição. Excepcionalmente, portanto, apenas desta vez os trabalhos aqui publicados não passaram pela avaliação de pareceristas, como deve ocorrer nos seguintes números. Para nós, foi uma grande satisfação receber cada um dos artigos e poder compilá-los neste volume de apresentação, que representa, em si mesmo, uma das propostas primordiais da publicação: unificar as áreas de estudos da alimentação e das drogas, usualmente tratadas à parte. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Nicole Leite Bianchini, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia. Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)

    Mestranda em História Social na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Fez parte da fundação e permanece como membro do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação (LEHDA-USP) e da comissão editorial da Revista Ingesta. Também integra o Laboratório de Estudos sobre o Brasil e o Sistema Mundial (LabMundi-USP). 

  • Viviane Soares Aguiar, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestranda em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro-fundadora do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação e coeditora da revista acadêmica Ingesta.

  • Cauê Tanan, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

    Mestrando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Membro-fundador do Laboratório de Estudos Históricos das Drogas e da Alimentação e coeditor da revista acadêmica Ingesta.

Downloads

Publicado

2019-03-28

Edição

Seção

Editorial