A necessidade um olhar biopsicosociocultural na ciência da Nutrição

Autores

  • Marle Alvarenga Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p85

Palavras-chave:

Nutrição, Interdisciplinaridade, Alimentação, Nutricionismo

Resumo

A Nutrição, classicamente classificada como uma disciplina da área das biológicas, infelizmente tem focado muito apenas os nutrientes, sendo caracterizada hoje até pelo nutricionis- mo: foco tão grande no nutriente e energia que faz as pessoas esquecerem que comem comida. Concordamos com alguns pesquisadores que afirmam que a Nutrição pode ser quase classificada como “uma racionalidade científica do comer”. A interdisciplinaridade na área da alimentação é fundamental, e a Nutrição como ciência precisa aprender muito com historiadores, antropólogos, sociólogos e outros pesquisadores das ciências humanas, para resgatar o foco no alimento – que vem antes do nutriente; e também o foco no ser humano comedor e consumidor – que vem antes de um processo fisiológico e metabólico de assimilação de nutrientes. Alguns pesquisadores da área da Nutrição têm se debruçado sobre o tema alimento e seus arredores socioculturais e psicológicos, mas há muito a ampliar nesse sentido, e a interdisciplinaridade é, portanto, fundamental. Esta necessidade se evidencia também pelo fato de que nunca se falou tanto de Nutrição e o acesso às informações sobre o tema nunca foi tão amplo (mesmo havendo desinformação e controvérsias), mas as pessoas não estão mais saudáveis: os índices de obesidade e transtornos alimentares e doenças crônicas não transmissíveis atestam isto. Mais do que nunca é preciso entender os múltiplos fatores envolvidos nas decisões sobre o que comer, e apenas parâmetros nutricionais numéricos de necessidades e recomendações não vão responder às demandas da atualidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marle Alvarenga, Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública. Departamento de Nutrição

    Mestre e doutora em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, concluiu o pós-doutorado no Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, com um período como “short-term scholar” na Pennsylvania University. É professora visitante do Departamento de Nutrição da FSP-USP e credenciada como orienta- dora no programa de pós-graduação em Nutrição em Saúde Pública da mesma instituição. No II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, participou da mesa-redonda “Interdisciplinaridade na pesquisa em alimentação”.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

A necessidade um olhar biopsicosociocultural na ciência da Nutrição. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 85. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p85