Arqueologia das práticas alimentares de uma vizinhança no Rio de Janeiro, século XIX

o que a história não conta

Autores

  • Tania Andrade Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Departamento de Antropologia
  • Martha Locks Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Departamento de Antropologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p87

Palavras-chave:

Arqueologia, Restos alimentares, Hábitos alimentares, Rio de Janeiro

Resumo

Com vistas à liberação de uma área para a construção civil no centro do Rio de Janeiro, foi feita uma intervenção arqueológica no seu subsolo, que recuperou os restos materiais de seis unidades habitacionais oitocentistas contíguas. Em meio a uma abundante tralha doméstica de pessoas comuns, fazendo coisas simples no seu dia a dia, foi resgatada uma expressiva quantidade de restos alimentares, em sua esmagadora maioria ossos de mamíferos e aves. Um estudo detalhado das marcas observadas nesses ossos identificou cortes padronizados que remetem às formas de aquisição de carne à época, e as ferramentas e utensílios utilizados para produzi-los; e também ao modo como eles foram processados e consumidos por essa vizinhança, aqui entendida como um conjunto de pessoas que moram em estreita proximidade. Uma análise comparada do que foi encontrado em cada uma das casas permitiu observar os hábitos de consumo desses grupos domésticos e as práticas alimentares que eles adotaram em suas rotinas diárias no Rio de Janeiro do século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tania Andrade Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Departamento de Antropologia

    Professora do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação, participou da mesa-redonda "Cultura material e alimentação".

  • Martha Locks, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Museu Nacional. Departamento de Antropologia

    Bióloga do Departamento de Antropologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-11-30

Como Citar

Arqueologia das práticas alimentares de uma vizinhança no Rio de Janeiro, século XIX: o que a história não conta. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 87. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p87