Entre os saberes e os sabores

análise do livro Receitas de Inhame do Ponto de Cultura Rural de Barra Alegre

Autores

  • Thaís Xavier de Assumpção
  • Juliana Borges de Souza Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p226-227

Palavras-chave:

História regional, Cultura alimentar, Memória rural

Resumo

Este trabalho faz parte de um projeto que foi iniciado pelo Núcleo Interdisciplinar de Agroecologia (NIA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFFRJ) em diálogo com o Ponto de Cultura Rural de Barra Alegre, localizado no município de Bom Jardim, na região serrana do Rio de Janeiro, no vilarejo de Santo Antônio, em distrito de Barra Alegre. O projeto incorporou nas suas atividades grupos organizados da UFRRJ que pesquisam a temática agroecológica; de forma interdisciplinar, foi vivenciada uma série de experiências possibilitando a troca e a construção de conhecimento.

Esta iniciativa foi organizada a partir de um ciclo de vivências periódicas, cujo objetivo foi construir, a partir da análise da região, do diálogo com a comunidade e do estudo sistemático do material selecionado pelos grupos, propostas de intervenções colaborativas e dialógicas no Ponto de Cultura Rural de Bom Jardim e no território. Ao longo de um ano, aproximadamente, foi resgatado o histórico de ações implementadas pelo Ponto de Cultura Rural de Barra Alegre, tais como a realização de rodas de conversa e participação em eventos sociais da região, como também a confecção de obras sobre os costumes, a culinária, o papel das mulheres na agricultura, as festas tradicionais e demais temas da cultura regional (parte considerável das atividades promovidas possui registro na página: https://www.facebook.com/sobradoculturalrural; acesso em 9 nov. 2019).

Uma das contribuições do Ponto de Cultura Rural de Barra Alegre para a região foi a elaboração do livro Receitas de Inhame (disponível em <https://issuu.com/imagemcidadania/docs/livro_ receitas_web?fbclid=IwAR1EmoO2u4h-VrxM88KFufJlILtz24P5u_hR83AxzmnrDmDdk04vpo6Gd- fY>, acesso em 9 nov. 2019). Tal obra é fruto de uma percepção da cultura que valoriza as práticas cotidianas regionais e vê na plantação, colheita e alimentação relações de convivência. O mesmo foi produzido a partir de um amplo diálogo com a comunidade e relata os diversos usos do inhame para a culinária local e sua importância cultural para o território.

A pesquisa a ser apresentada no II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação consiste em uma etnografia (embasada em Clifford Geertz, em “Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura”) de um livro de receitas que o Ponto de Cultura confeccionou em parceria com membros da comunidade para entender as conexões que a mesma tem em relação com o passado e o presente. A comida aparece como uma linguagem que fala de uma memória familiar como uma memória gastronômica, nos termos de Ellen Woortmann. Partimos da premissa de que a representação da comida, o ato de comer e o modo de fazer representam um código de sociabilidade, de distinção de geração, de diferenças entre os gêneros e de contexto político e social.

Como resultado, podemos dizer que a pesquisa tem demonstrado a possibilidade de construção de uma memória a partir dos costumes alimentares, ou seja, a obra em questão foi importante para a valorização das culinárias cotidianas e, por conseguinte, colaborou com a retomada da memória histórica da região, através da relevância do inhame para a rotina cultural da população.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thaís Xavier de Assumpção

    Licenciada em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

  • Juliana Borges de Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Como Citar

Entre os saberes e os sabores: análise do livro Receitas de Inhame do Ponto de Cultura Rural de Barra Alegre. (2019). Revista Ingesta, 1(2), 226-227. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p226-227