O elogio à cachaça: o discurso médico-naval sobre os benefícios do consumo de aguardente a bordo dos navios da Marinha Brasileira no século XIX

Autores

  • Sergio Willian de Castro Oliveira Filho Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha
  • Luana Costa Pierre de Messias Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v2i1p31-52

Palavras-chave:

Marinha, Medicina, Século XIX, aguardente

Resumo

Na segunda metade do século XIX alguns médicos do Corpo de Saúde da Armada brasileira redigiram relatórios a respeito das viagens que haviam participado em navios da Marinha do Brasil. Além de apresentar a descrição dos aspectos nosológicos das tripulações durante as viagens, os cirurgiões da Armada expunham suas convicções médicas a respeito do modo ideal de manutenção da saúde dos militares diante das variadas adversidades impostas aos homens do mar quando em viagem. Tal atuação punha em destaque a importância do saber médico e o legitimava na instituição, tornando os médicos mais que sujeitos que se devotavam à cura, pois também possuiriam em seu repertório o controle dos corpos do pessoal da Marinha com vistas à maximização de seu desempenho a bordo. Dentre os diversos aspectos tratados em tais relatórios a respeito de práticas e comportamentos que possibilitariam saúde física e moral aos tripulantes, estava o consumo de bebidas alcoólicas, em especial a aguardente. Advogava-se que o moderado consumo da cachaça pelos homens do mar ante o trabalho exaustivo a que estavam expostos seria salutar, na medida em que sua composição era estimulante e reanimadora, além de necessária para o organismo em climas mais frios. Não obstante, tal elogio à cachaça não se tratava de uma ode ao prazer ou à sociabilidade, mas sim um discurso que dava ao médico o controle a respeito de tal consumo, prescrevendo a quantidade e o momento em que a “bebida espirituosa” deveria ser usada. Tendo por mote teórico as abordagens da normatização dos corpos dos indivíduos e da ascensão do saber médico, este artigo discutirá o enfoque dado por cirurgiões da Armada brasileira ao consumo da aguardente pelos militares da Marinha no século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Willian de Castro Oliveira Filho, Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha

    Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador do Departamento de História da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).

  • Luana Costa Pierre de Messias, Universidade Anhembi Morumbi

    Mestre em Gestão de Alimentos & Bebidas pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), bacharel em Gastronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

ABREU, Jean Luiz Neves. Nos domínios do corpo: o saber médico luso-brasileiro no século XVIII. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011.

BRANDÃO, Prudêncio Augusto Susanno. Relatório medico-descriptivo sobre a viagem do Cruzador Almirante Barroso no anno de 1886 a paizes estrangeiros banhados pelo Oceano Atlântico. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1890.

BRASIL. Annaes do Senado do Império do Brasil. Primeiro anno da 11ª legislatura. Sessão de 1861. De 1 a 31 de agosto. V. III. Rio de Janeiro: Typographia do Correio Mercantil, 1861.

BOITEUX, Lucas Alexandre. O marinheiro da independência. Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, p. 24-51, jul. 1930.

CAMINHA, Adolpho. No paiz dos Yankees. Rio de Janeiro: Domingos de Magalhães Editor, 1894.

CARNEIRO. Henrique. Bebida, abstinência e temperança na história Antiga e Moderna. São Paulo: Editora Senac, 2010.

CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global, 2011.

FIGUEIREDO, Betânia Gonçalves; CASTRO, Evandro C. G. Os cuidados com a saúde dos escravos no Império Português: a aguardente para fins medicinais. In: BASTOS Cristiana; BARRETO, Renilda (orgs.). A circulação do conhecimento: medicina, redes e impérios. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais, 2013.

FLANDRIN, Jean-Louis. Preferências alimentares e arte culinária (séculos XVI-XVIII). In: MONTANARI, Massimo; FLANDRIN, Jean-Louis. História da alimentação. Trad. Luciano Vieira Machado e Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

FLANDRIN, Jean-Louis. A alimentação camponesa na economia de subsistência. In: MONTANARI, Massimo; FLANDRIN, Jean-Louis. História da alimentação. Tradução de Luciano Vieira Machado e Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

FONSSAGRIVES, Jean-Baptiste. Tratado de Hygiene Naval; ou influência das condições physicas e moraes em que está o homem do mar. Trad. João Francisco Barreiros. Lisboa: Imprensa Nacional, 1862.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. O nascimento da clínica. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2018.

GABAGLIA, Carlos Raja. As rações alimentares na Marinha Brasileira. Revista Marítima Brasileira, Imprensa Nacional, p. 1576-1614, jun. 1907.

MAGALHÃES, Galdino Cícero de. Relatório médico da Corveta Vital de Oliveira em sua viagem de circumnavegação. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1881.

MURTA, Nadja Maria Gomes. Os acasos dos casos: estudos sobre alimentação-nutrição, cultura e história. Tese (Doutorado em Antropologia) – Pontifícia Universidade Católica. São Paulo, 2013.

NORONHA, Júlio César. Relatório da viagem de circumnavegação da Corveta Vital de Oliveira apresentado por Júlio Cesar de Noronha Capitão de Fragata Commandante. In: Relatório apresentado pelo Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Marinha Dr. José Rodrigues de Lima Duarte. Anexo 2. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1882.

OLIVEIRA FILHO, Sergio Willian de Castro. Temperança a bordo: o reverendo metodista Daniel Kidder e sua pregação contra o consumo do álcool durante suas viagens pelo Império do Brasil. Navigator, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 87-96, jun. 2013.

ROCHA, Luiz Carneiro da. Breves considerações sobre a alimentação dos nossos marinheiros nos portos e em viagens. Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, ano III, v. XV, p. 211-225, 1888.

RODRIGUES, João Francisco Lopes. O beribéri de outrora e o beribéri de hoje. Revista Marítima Brasileira, Rio de Janeiro, p. 393-429, jul. 1922.

SILVA, Joaquim Xavier da. Breve tratado de Hygiene Militar e Naval. Lisboa: Typographia da Academia Real de Sciencias, 1819.

VEIGA, Luiz Agapito da. Viagem da Corveta Vital de Oliveira ao Oceano Pacífico no anno de 1876. Rio de Janeiro: Typographia Academica, 1877.

VEIGA, Luiz Agapito da; CALVET, Guilherme Paiva Magalhães. Relatório médico da viagem da Corveta Vital de Oliveira ao Oceano Pacífico no anno de 1876. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1877.

Downloads

Publicado

2020-09-20

Edição

Seção

Dossiê II Simpósio Internacional de Pesquisa em Alimentação

Como Citar

O elogio à cachaça: o discurso médico-naval sobre os benefícios do consumo de aguardente a bordo dos navios da Marinha Brasileira no século XIX. (2020). Revista Ingesta, 2(1), 31-52. https://doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v2i1p31-52