História das Ciências e seu papel na educação básica brasileira: um ponto de vista dissonante

  • Amaury Cesar Moraes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Palavras-chave: história das ciências, construtivismo, demonstração, narração, retórica, ensino de ciências

Resumo

O que se pretende com esse trabalho é um questionamento de certas premissas da aplicação de concepções construtivistas, sobretudo de inspiração piagetianas, ao ensino das ciências e matemáticas. A referência à história das ciências como uma estratégia de ensino predominante cumpriria a nosso ver uma função especialmente retórica, na qual a narração substituiria a demonstração, e uma “lógica da descoberta” viria a substituir a lógica da justificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amaury Cesar Moraes, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Professor de Metodologia do Esnino de Ciências Sociais, graduado em Ciências sociais e em Filosofia pela FFLCHUSP, Mestre em Ciência Política pela USP e doutor em Educação pela USP; áreas de interesse: ensino de sociologia, cinema e educação, ensino de filosofia

Referências

BARTHES, Roland - “A Retórica Antiga”, In COEN, Jean e outros - Pesquisas de Retórica, Seleção de Ensaios da Revista “COMMUNICATIONS”, Petrópolis: Vozes, 1975

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de - Física: Proposta para um Ensino Construtivista, São Paulo: EPU, 1989.

GUERROULT, Martial - Descartes selon l’ordre des raisons, Paris: Aubier, 1953,

GOLDSCHMIDT, Victor - “Tempo Histórico e Tempo Lógico na Interpretação dos Sistemas Filosóficos”, In A Religião de Platão, São Paulo: Difel, 1963.

ARANTES, Paulo Eduardo - Um Departamento Francês de Ultramar (Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana), Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994

SALMON, Wesley C. - Lógica, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973, pp. 24-29

FEYERABEND, Paul - “Controlando o especialista”, In LAKATOS, Imre e MUSGRAVE, Alan (orgs.), A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, São Paulo: Cultrix/Edusp, 1979

BUTTI DE LIMA, Paulo Francisco - “História e Retórica na Grécia Antiga”, Discurso (21) (Revista do Depto. Filosofia da FFLCHUSP), São Paulo: FFLCHUSP, 1993

Publicado
2019-09-11
Como Citar
Moraes, A. (2019). História das Ciências e seu papel na educação básica brasileira: um ponto de vista dissonante. Intelligere, (7), 22. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.133333
Edição
Seção
Artigos