História das Ciências e seu papel na educação básica brasileira: um ponto de vista dissonante

Autores

  • Amaury Cesar Moraes Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.133333

Palavras-chave:

história das ciências, construtivismo, demonstração, narração, retórica, ensino de ciências

Resumo

O que se pretende com esse trabalho é um questionamento de certas premissas da aplicação de concepções construtivistas, sobretudo de inspiração piagetianas, ao ensino das ciências e matemáticas. A referência à história das ciências como uma estratégia de ensino predominante cumpriria a nosso ver uma função especialmente retórica, na qual a narração substituiria a demonstração, e uma “lógica da descoberta” viria a substituir a lógica da justificação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amaury Cesar Moraes, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
    Professor de Metodologia do Esnino de Ciências Sociais, graduado em Ciências sociais e em Filosofia pela FFLCHUSP, Mestre em Ciência Política pela USP e doutor em Educação pela USP; áreas de interesse: ensino de sociologia, cinema e educação, ensino de filosofia

Referências

BARTHES, Roland - “A Retórica Antiga”, In COEN, Jean e outros - Pesquisas de Retórica, Seleção de Ensaios da Revista “COMMUNICATIONS”, Petrópolis: Vozes, 1975

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de - Física: Proposta para um Ensino Construtivista, São Paulo: EPU, 1989.

GUERROULT, Martial - Descartes selon l’ordre des raisons, Paris: Aubier, 1953,

GOLDSCHMIDT, Victor - “Tempo Histórico e Tempo Lógico na Interpretação dos Sistemas Filosóficos”, In A Religião de Platão, São Paulo: Difel, 1963.

ARANTES, Paulo Eduardo - Um Departamento Francês de Ultramar (Estudos sobre a formação da cultura filosófica uspiana), Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994

SALMON, Wesley C. - Lógica, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973, pp. 24-29

FEYERABEND, Paul - “Controlando o especialista”, In LAKATOS, Imre e MUSGRAVE, Alan (orgs.), A Crítica e o Desenvolvimento do Conhecimento, São Paulo: Cultrix/Edusp, 1979

BUTTI DE LIMA, Paulo Francisco - “História e Retórica na Grécia Antiga”, Discurso (21) (Revista do Depto. Filosofia da FFLCHUSP), São Paulo: FFLCHUSP, 1993

Downloads

Publicado

2019-09-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

História das Ciências e seu papel na educação básica brasileira: um ponto de vista dissonante. (2019). Intelligere, 7, 22. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.133333