Regina Silveira e Julio Plaza: agentes da arte conceitual brasileira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2021.188860Palavras-chave:
Arte Conceitual Brasileira, Regina Silveira, Julio Plaza, Arte postal, Livro de artista, VideoarteResumo
Regina Silveira e Julio Plaza atuaram intensamente no ambiente das artes nos anos 1970, contribuindo para o estabelecimento e o debate sobre a Arte Conceitual, no Brasil. Seu pensamento trouxe fundamentação teórica; sua produção materializou e difundiu ideias; a docência ampliou as discussões sobre o fazer artístico junto às novas gerações. Este artigo decorre de minha pesquisa de pós-doutorado homônima, a qual parte da premissa de que Silveira e Plaza são agentes da arte conceitual brasileira, levando-se em conta as especificidades de suas atuações, individualmente, inclusive nas propostas que cada um desenvolveu para as aulas que ministraram primeiro em Porto Rico e depois no Brasil, assim como as obras que fizeram em parceria ou organizaram em conjunto. O panorama a ser tratado abrange desde a edição de álbuns de serigrafia, livros de artista – como Poemóbiles (1974), Caixa Preta (1975) e Reduchamp (1976), de Julio Plaza em parceria com o poeta Augusto de Campos –, a organização e participação em eventos de Arte Postal e em exposições no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, durante a gestão de Walter Zanini, até a realização de obras em videoarte, buscando demonstrar o lugar, o papel, as atividades e as redes que ambos criaram e constituíram.
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