Trajetória intelectual: contribuições na perspectiva bourdieusiana

Autores

  • Natália Cristina de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • David Antonio Castro Netto Universidade Estadual do Paraná
  • Andreza da Silva Vieira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2021.173575

Palavras-chave:

Nascimento dos intelectuais, Trajetória intelectual, História intelectual, Pierre Bourdieu

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir possibilidades de interpretações teóricas na construção de trajetórias intelectuais. Nossas considerações caminham em duas linhas. Explanamos, antes, a necessidade de compreensão acerca das acepções teóricas do – assim chamado – “nascimento dos intelectuais”. Na sequência, nos referimos, mais precisamente, às articulações conceituais desenvolvidas pelo sociólogo Pierre Bourdieu. Utilizamos, ao longo desta análise, conceitos que podem ser levados em consideração a fim de apoiar a construção de trajetórias intelectuais; sendo, principalmente, habitus, campo e capital com o intuito de envolver e analisar ações intelectuais, bem como seus impactos na esfera social.

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Biografia do Autor

  • Natália Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

    Doutorado em Educação, na linha de pesquisa História e Políticas Educacionais, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018); Mestrado em Educação, na linha História e Política da Educação, pela Universidade Estadual de Maringá (2015); Especialização em Políticas Públicas e Educacionais pela Universidade Estadual do Norte do Paraná - Campus Cornélio Procópio (UENP/CCP) (2013); Especialização em Educação Especial e Inclusiva - UENP/CCP (2012) e graduação em Pedagogia - UENP/CCP (2011). Atualmente é docente, e responde como coordenadora, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Área de pesquisa: História, intelectuais e educação (História Intelectual); Instituições educacionais; Igreja Católica; Companhia de Jesus; Imprensa e Pensamento Pedagógico/Educacional.

  • David Antonio Castro Netto, Universidade Estadual do Paraná

    Possui graduação em História pela Universidade do Sagrado Coração (2006). Cursou Especialização em História e Sociedade (2007) e concluiu o mestrado (2011) na linha de Política e Movimentos Sociais, ambos pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e é doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná. Participa do de Apoio aos Núcleos de Excelência - PRONEX - no projeto "Mitos de unidade irracionais: sentimentos de pertença e exclusão na era dos nacionalismos", coordenado pela Prof. Dra. Marion Brepohl de Magalhães (Universidade Federal do Paraná) - financiado pela Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e do projeto: Dops/PR: História e Historiografia, coordenado pelo Prof. Dr. Angelo Priori (Universidade Estadual de Maringá). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar; abertura política; história da propaganda; história da comunicação e história da propaganda no Brasil.

  • Andreza da Silva Vieira, Universidade Estadual de Maringá

    Doutoranda em História, na linha História, Culturas e Narrativas na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre (2019) e Pós-graduada latto sensu em História (2019), na linha História das Revoluções e dos Movimentos Sociais pela mesma instituição. É graduada, Licenciatura Plena em História (2016) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Também integra os grupos de pesquisa interinstitucional Educação, Cultura e História: Brasil, séculos XVI, XVII e XVIII (DEHSCUBRA/UNIMEP) e o Laboratório de Estudos do Império Português (LEIP/UEM). Atualmente é professora de Ciências Sociais, História e Filosofia do Ensino Fundamental II. Tem experiência na área de História Moderna, História da América Portuguesa, História do Brasil Colônia.

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Publicado

2021-08-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Trajetória intelectual: contribuições na perspectiva bourdieusiana. (2021). Intelligere, 11, 94-110. https://doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2021.173575