PERCEPÇÃO DA CAMINHABILIDADE NO ENTORNO DA INTERSEÇÃO DAS AVENIDAS ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES E IMIRIM

  • Taícia Helena Negrin Marques Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
  • Tatiana Sancevero Batistela
Palavras-chave: Percepção do Pedestre, Caminhabilidade, Infraestrutura Verde, Urbanismo Sustentável

Resumo

Dentre as discussões sobre como projetar cidades no século XXI, o desafio de reincorporar a dimensão humana em sinergia com a conservação ambiental é crucial quando objetivamos a melhora na qualidade de vida dos centros urbanos. Em acordo a esta abordagem, esse estudo busca analisar a caminhabilidade no trecho ao redor da interseção das avenidas Engenheiro Caetano Álvares e Imirim, na zona norte de São Paulo, através da percepção do pedestre, qualidade urbana e ambiental, já que a região apresenta potencial estruturador para o desenvolvimento de um sistema de infraestrutura verde integrado ao núcleo ecológico da Cantareira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taícia Helena Negrin Marques, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Arquiteta e Urbanista formada pela PUC - Campinas, Msc Arquitetura da Paisagem e Planejamento pela Universidade de Wageningen - Holanda, Doutoranda pela FAU-USP, Departamento Paisagem e Ambiente.
Tatiana Sancevero Batistela
Arquiteta e Urbanista e Especialista em Análise Ambiental formada pela UEL, Mestre em Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade pela FAU – UnB.

Referências

BENEDICT, Mark A., MCMAHON, Eduward T. Green infrastructure: Linking landscapes and communites. Washington, DC: ISLAND PRESS, 2006.

FARR, Douglas. Sustainable Urbanism: Urban Design with Nature. Part III: Emerging Thresholds of Sustainable Urbanism (p. 102 -204). USA. 2008

GEHL, Jan. Cidades Para Pessoas; tradução Anita Di Marco. 3.ed. São Paulo: Perspectiva, 2015.

JACOBS, Jane. Morte e vida das grandes cidades. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

RIBEIRO, Maria E. J. Infraestrutura verde, uma estratégia de conexão entre pessoas e lugares: por um planejamento ecológico para Goiânia. Tese (Doutorado) - Goiânia; Universidade de São Paulo, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2010.

SVMA, 2011. Porcentagem de área verde em relação á área total da subprefeitura. (Departamentos de Planejamento Ambiental e Parques e Áreas Verdes), da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (projeção da população, a partir do CENSO/IBGE). - Elaboração: SVMA (Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente).

SITES CONSULTADOS

GEOSAMPA acesso em 10/05/2016

ATLAS AMBIENTAL acesso em 10/05/2016

UCLA <http://stpp.ucla.edu/node/530> acesso em 25/04/2016

FOLHA DE SÃO PAULO <http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/07/1660550-corrego-na-zona-norte-de-sp-passa-a-ter-agua-limpa-mas-peixes-nao-voltam.shtml > acesso em 26/04/2016

Publicado
2016-10-11
Como Citar
Marques, T., & Batistela, T. (2016). PERCEPÇÃO DA CAMINHABILIDADE NO ENTORNO DA INTERSEÇÃO DAS AVENIDAS ENGENHEIRO CAETANO ÁLVARES E IMIRIM. Revista LABVERDE, (12), 151-177. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i12p151-177

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)