EXPERIMENTO DE TRANSECTO E TRANSEPTOS NA TRILHA NORTE-SUL
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i12p179-198Resumo
Dentro da área de Desenho Ambiental considera-se de grande utilidade o método de análise e de representação da paisagem urbana por transecto dentro da idéia do “Código Inteligente” empregados pelos arquitetos do “New Urbanism”, liderados por Andrés Duany e Elizabeth Plater-Zyberk. A disciplina de pós-graduação da FAUUSP - AUP 5853/Desenho Ambiental tem por objetivo aprimorar a formação teórico-prática sobre as intervenções urbanas e arquitetônicas no meio ambiente, dentro de uma visão ecossistêmica aplicada à arquitetura e ao urbanismo, tendo atualmente como instrumento de análise a utilização de transecto que integra códigos de zoneamento existentes com novos códigos de análises, dentre os quais o de zoneamento ecológico, tornando o Código Inteligente uma estrutura aberta que oferece critérios de calibração de desempenho em sustentabilidade e resiliência urbana para localidades urbanas e regionais.Downloads
Referências
BENEDICT, Mark A., MCMAHON, Edward T. Green infrastructure: Linking landscapes and communites. Washington, DC: ISLAND PRESS, 2006.
CORMIER, Nathaniel S ; PELLEGRINO, P. R. M. . Infra-estrutura verde: uma estratégia paisagística para a água urbana. Paisagem e Ambiente, p. 127-142, 2008.
DUANY, Andres; SPECK, Jeff; LYDON, Mike. The Smart Growth Manual. New York, McGraw-Hill, 2010.
FARR, Douglas. Sustainable Urbanism: Urban Design with Nature. New Jersey, John Wiley & Sons, Inc., 2008.
FRANCO, Maria de Assunção Ribeiro. Planejamento Ambiental para a Cidade Sustentável. São Paulo, Annablume/EDIFURB, 2ªEd., 2001.
________.- Desenho Ambiental - Introdução à Arquitetura da Paisagem com o Paradigma Ecológico. 2ª. Edição, São Paulo, Annablume: Fapesp, 2008.
________ - Infraestrutura Verde em São Paulo: O caso do Corredor Verde Ibirapuera- Villa Lobos, in Revista Labverde Nº 1, p. 135-155; São Paulo, FAU-USP, 2010.
GEHL, Jan. Cidade para Pessoas. São Paulo, Perspectiva, 2013.
HOUGH, Michael. City Form and Natural Process. New York, Routledge, 1989.
MCHARG, Ian L. Design with Nature. New York, Natural History Press, 1969, 197 p.
SÃO PAULO (Município), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano /Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente. Atlas Ambiental do Município de São Paulo. São Paulo, 2002.
SÃO PAULO (Município), Secretaria do Verde e de Meio Ambiente/Departamento de Parques e Áreas Verdes. Guia dos Parques Municipais de São Paulo, São Paulo, 4ª edição, 2014.
TUMLIN, Jefrey. Sustainable Transportation Planning: Tools for Creating Vibrant, Healthy, and Resilient Communities. New Jersey, Wiley, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O detentor dos direitos autorais é o autor e eventuais coautores do artigo. A Revista LABVERDE exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem o direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
A Revista LABVERDE autoriza a republicação de seus artigos desde que devidamente citada fonte e autoria.