ESTUDO DE INFRAESTRUTURA VERDE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MONJOLINHO, SÃO CARLOS, SP

Autores

  • Maria Cecilia Pedro Bom de Lima USP, São Carlos. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
  • Luciana Bongiovanni Martins Schenk USP, São Carlos. Instituto de Arquitetura e Urbanismo http://orcid.org/0000-0002-7944-7782

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v9i1p50-72

Palavras-chave:

bacia hidrográfica, infraestrutura verde, espaços livres, forma urbana, rede hídrica

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a relação entre rios e cidades, procurando identificar lógicas e agentes envolvidos e as repercussões no cotidiano de São Carlos, cidade de médio porte localizada no interior do estado de São Paulo. Norteado pela ideia de bacia hidrográfica como unidade territorial e de projeto, este estudo busca explorar possibilidades do estabelecimento de infraestrutura verde na sub-bacia hidrográfica do Córrego Monjolinho, a partir do contexto dessa rede hídrica. A perspectiva enfatiza a relação entre infraestrutura verde e a promoção de sociabilidades em um Sistema de Espaços Livres: um potencial diálogo entre processos naturais e processos urbanos. O desenvolvimento do artigo segue 4 partes: a primeira trata do histórico de ocupação urbana da sub-bacia estudada, identificando valores que orientaram o processo de construção da forma urbana e da relação entre seus cursos d’água e a cidade; a segunda parte discorre sobre o momento em que se iniciou a inserção de questões socioambientais no planejamento da referida cidade na década de 2000, indicando lógicas de produção da cidade que divergiram do quadro predominante; a terceira parte promove uma leitura acerca das potencialidades de instalação de infraestrutura verde, procurando avaliar diferentes qualidades espaciais; a quarta parte apresenta as considerações finais sobre o tema abordado.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maria Cecilia Pedro Bom de Lima, USP, São Carlos. Instituto de Arquitetura e Urbanismo
    Arquiteta e Urbanista formada pelo IAU-USP, mestranda pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU – USP.
  • Luciana Bongiovanni Martins Schenk, USP, São Carlos. Instituto de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta Urbanista FAU-USP, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP e Doutorado pelo IAU-USP, Bacharel em Filosofia, FFLCH – USP, docente no Instituto de Arquitetura e Urbanismo, IAU – USP.

Referências

GORSKI, Maria Cecília B. Rios e cidades: ruptura e reconciliação. São Paulo: Senac, 2010.

HERZOG, Cecília P. Cidade para todos. Rio de Janeiro: Mauad X: Inverde, 2013.

HERZOG, Cecília P.; ROSA, Lourdes, Z. Infraestrutura verde: sustentabilidade e resiliência para a paisagem urbana. Revista Labverde, São Paulo, ed. 01, p. 91 – 115, 2010.

LIMA, Renata. P. O Processo e o (des)controle da expansão urbana de São Carlos (1857 -1977). Dissertação de Mestrado. São Carlos: EESC, 2007.

PELLEGRINO, Paulo R. M. et al. A paisagem da borda: uma estratégia para a condução das águas, da biodiversidade e das pessoas. In COSTA, Lucia Maria Sá Antunes (Org.). Rios e paisagens urbanas em cidades brasileiras. Rio de Janeiro: Viana & Mosley: PROURB, 2006, p. 57-76.

SÃO CARLOS/FUSP. Revisão do Plano Diretor do Município de São Carlos. Produto 4. Propostas para a revisão do Plano Diretor do Município de São Carlos. Contrato nº40/11 ‐ PMSC/FUSP. São Carlos, 2011.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

ESTUDO DE INFRAESTRUTURA VERDE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO CÓRREGO MONJOLINHO, SÃO CARLOS, SP. (2018). Revista LABVERDE, 9(1), 50-72. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v9i1p50-72