PROJETO URBANO SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE ITU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v9i1p121-149

Palavras-chave:

Projeto urbano sustentável, Cidade de Itu, estrutura ecológica, estrutura cultural, estrutura hídrica

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa de doutorado da FAUUSP, desenvolvida na cidade de Itu – interior oeste de São Paulo, a qual teve uma expansão desordenada e uma dispersão urbana vinculada à especulação imobiliária e ao uso inadequado dos recursos naturais. Novos cenários foram propostos para o desenvolvimento de um projeto urbano sustentável para Itu, criando uma conexão entre o Centro Velho e o Novo Centro, a partir de três eixos estruturadores: ecológico, cultural e hídrico, por meio de uma mobilidade sustentável e um ordenamento territorial do Centro Histórico. A intenção é promover uma melhor qualidade de vida urbana, uma valorização e apropriação das áreas verdes e dos conjuntos arquitetônicos de importância histórica, para uso público, e a preservação e o uso racional dos recursos naturais disponíveis no meio urbano.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Deize Sbarai Sanches Ximenes, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteta e urbanista, área de Projeto Sustentável

Referências

ACSELRAD, Henri. A duração das Cidades. Sustentabilidade e Risco nas Políticas Públicas, DP&A editora, Rio de Janeiro, RJ, 2001.

­­­ACSELRAD, Henri et al. O que é Justiça Ambiental. Rio de Janeiro: Editora Garamond, 2008.

AHERN, J. Greenways as a Planning Strategy. Landscape and Urban Planning, vol. 33, Nova York, 1995.

AJONAS, Andréia de Cássia da Silva. Centro e centralidade em Itu- SP / Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Presidente Prudente, SP, 2009.

_______, Andréia de Cássia da Silva. Reestruturação Urbana, Centro e Centralidade em Itu – SP. Geografia em Atos, n. 8, v.2. UNESP, Presidente Prudente, 2008.

FARR, Douglas. Sustainable Urbanism: Urban Design with Nature. Wiley, New Jersey, 2008.

FERREIRA, J. C. Estrutura Ecológica e Corredores Verdes - estratégias territoriais para um futuro urbano sustentável in Pluris 2010 - 4º Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado, Sustentável, Faro, 2010.

FORMAN, Richard T. T.;Godron, M. Landscape Ecology. New York, NY: John Wiley & Sons, 1986.

HERZOG, Cecília Polacow. Cidades para Todos - (re)aprendendo A Conviver Com A Natureza. Editora Mauad Ltda, Rio de Janeiro, 2013.

IBGE.Censo Demográfico 2010, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2010.

ITU, Lei Municipal Complementar no 770 de 10 de outubro de 2006, “Plano Diretor Participativo do Município da Estância Turística de Itu”,Itu, 2006.

LEFF. Enrique. Epistemologia Ambiental. Editora Cortez, 2006.

MENEZES, U. T. B. de, ARANTES NETO, A. A., CARVALHO, E. de A., MAGNANI, J. G. C., &AZEVEDO, P. O. D. A Cidade Como Bem Cultural: Áreas Envoltórias e Outros Dilemas, Equívocos e Alcance da Preservação do Patrimônio Ambiental Urbano. [Debate]. Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: IPHAN, 2006.

OLIVEIRA, Rafael Fabrício de. Patrimônio Histórico-Cultural: Transformações e Usos no Centro Histórico de Itu – SP, Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Geografia, na área de Organização do Espaço, para a obtenção do título de Mestre em Geografia. Rio Claro – SP, 2012.

RAWLS, John. Uma Teoria da Justiça. 3ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

REIS, Nestor Goulart. Imagens: Vilas e Cidades do Brasil Colonial. São Paulo: Ed. Da Universidade de São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001.

RIBEIRO, Rafael Winter. Paisagem Cultural e Patrimônio. Rio de Janeiro: IPHAN/COPEDOC, 2007.

RODRIGUES, Murilo Rogério. A Escassez de Água para Abastecimento Público e seus Reflexos Sócioeconômicos no Município de Itu – SP. Dissertação de Mestrado da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008.

SACHS, Ignacy. Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável. Garamond, Rio de Janeiro, 2002.

SANTOS, R. F. Planejamento Ambiental: teoria e prática. São Paulo: Oficina de Textos, 2004.

SAUER, Carl O. A Morfologia da Paisagem. In: CORR A, R.L., ROSENDAHL, Z. (orgs.) Paisagem, tempo e cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, p. 12-74, 1998.

SPIRN, Anne Whiston, O Jardim de Granito: A Natureza no Desenho da Cidade, EDUSP, São Paulo, 1995.

TROPPMAIR, H. Biogeografia e Meio Ambiente. Rio Claro: Divisa, 2004.

Downloads

Publicado

2018-04-10

Como Citar

PROJETO URBANO SUSTENTÁVEL PARA A CIDADE DE ITU. (2018). Revista LABVERDE, 9(1), 121-149. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v9i1p121-149