Córrego Barreiro - Configuração paisagística e modelagem hidráulica: Uma experiência multidisciplinar

Autores

  • Saide Kahtouni
  • Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i1p45-67

Palavras-chave:

Planejamento de paisagem e hidrologia, conservação de recursos hídricos, infra-estrutura verde.

Resumo

O presente estudo, realizado por equipe multidisciplinar, trata dos melhoramentos necessários na várzea do córrego Barreiro e medidas para amenização dos problemas de erosão e assoreamento constatados no curso d´água, num trecho de aproximadamente 300 metros, situado dentro da propriedade do Campus Universitário UNIP em Alphaville, Santana do Parnaíba, região metropolitana de São Paulo, que ali funciona há mais de duas décadas. Consideramos como premissa privilegiar as possibilidades de retenção no trecho e à montante dele, apenas corrigindo o talude de uma das margens e tratando paisagisticamente todo o conjunto, o das águas, e o de áreas inundáveis e terrenos, verificando possibilidades de dissipação dos fluxos de águas de chuva na contribuição final do trecho visando a acomodação adequada e harmoniosa de intervenções hidráulicas, implementação de vegetação nativa e contenções necessárias. Neste projeto hidráulico, a arquitetura paisagística e a modelagem hidráulica dialogaram e caminharam juntas, partindo da configuração desejada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saide Kahtouni

Arquiteta, urbanista e paisagista. Mestre e Doutora pela FAUUSP. Especialista em Gestão e tecnologias ambientais pela Escola Politécnica da USP. Autora do livro Cidade das águas. Autora principal do projeto Córrego do Barreiro e coordenação geral. Diretora técnica da LPK Avaliações técnicas, projetos e consultoria ambiental, com sede em São Paulo- capital, desde 1994.

Luiz Fernando Orsini de Lima Yazaki

Engenheiro civil, pós-graduado em saneamento e drenagem urbana pela Escola Politécnica da USP. Atua há mais de 30 anos nas áreas de saneamento, drenagem urbana e gestão de recursos hídricos. Foi coordenador técnico e científico da Cooperação Internacional Brasil-Itália em Saneamento Ambiental. Atualmente é líder de projetos da Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica e consultor independente. Consultor para os estudos hidrológicos e cálculos hidráulicos no projeto em questão.

Downloads

Publicado

2010-09-11

Como Citar

Kahtouni, S., & Yazaki, L. F. O. de L. (2010). Córrego Barreiro - Configuração paisagística e modelagem hidráulica: Uma experiência multidisciplinar. Revista LABVERDE, (1), 45-67. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i1p45-67

Edição

Seção

Artigos