CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL SOBRE A ÁGUA NA CIDADE DE SANTOS

Autores

  • Pedro Nuno Alegria Canton Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p82-102

Palavras-chave:

Construção sustentável sobre a água, Sistema hídrico, Valorização da paisagem, Cidade de Santos, Porto de Santos

Resumo

A água como fonte natural da vida desperta no ser humano uma serenidade e completude que não se encontra em nenhum dos outros elementos. Isso se evidencia na sociedade contemporânea com a valorização dos espaços próximos ao mar, rios, lagos e lagoas que funcionam em nossas cidades como parques públicos de lazer, esportes ou de simples contemplação de sua beleza natural.

Por outro lado, a falta de controle sobre o sistema hídrico e o despreparo de algumas cidades para com as cheias das marés e dos rios acabam invertendo essa valorização por conta da susceptibilidade a alagamentos e enchentes.

Essa inversão de valores, também causada pela poluição das águas urbanas, fez com que algumas cidades fossem distanciando as suas áreas valorizadas do sistema hídrico.

Esse artigo visa fazer uma análise superficial sobre as possíveis intervenções capazes de valorizar a paisagem urbana aliada a beleza natural dos cursos d´água utilizando como estudo de caso o estuário do porto de Santos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Nuno Alegria Canton, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Arquiteto graduado pela FAU Santos e pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Coimbra, aluno da disciplina AUP 5879 Projeto Sustentável, mestrando da FAUUSP

Downloads

Publicado

2013-12-02

Como Citar

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL SOBRE A ÁGUA NA CIDADE DE SANTOS. (2013). Revista LABVERDE, 7, 82-102. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i7p82-102