BAIRRO DOS ALVARENGA: DO CAOS À SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Patrícia Helen Lima Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p46-81

Palavras-chave:

Infraestrutura Verde, Conectividade, Cidade contemporânea

Resumo

O Bairro Dos Alvarenga, palco de emblemáticas situações no decorrer do tempo, foi progressivamente alterado estrutural e funcionalmente em função do uso e da ocupação territorial, exercendo novas dinâmicas que se inserem em realidades atuais conflitantes.

O objetivo deste artigo é apresentar a estratégia da infraestrutura verde procurando conceitua-la como agregador de diversas abordagens urbanas e, simultaneamente, evidenciar os motivos da emergência de um novo elemento estruturador na cidade. 

São apresentados três aspectos centrais: A caracterização da cidade por sua importante localização na região metropolitana de São Paulo e pela expressiva área ambiental que possui; Os aspectos históricos que originaram o bairro, as mudanças ao longo do tempo e, como pilar, a necessidade de se propor um conjunto de diretrizes para a área urbana frente aos novos projetos, enfatizando a construção da rede de infraestrutura verde como um sistema estrutural que possibilita as conectividades na cidade contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Helen Lima, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Arquiteta Urbanista. Mestre em Projeto Sustentável pela FAUUSP, Doutoranda em Arquitetura e Cidade pela FAUUSP, Coordenadora da Seção de Informação da Qualidade Ambiental da PMSBC.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

Lima, P. H. (2014). BAIRRO DOS ALVARENGA: DO CAOS À SUSTENTABILIDADE. Revista LABVERDE, (8), 46-81. https://doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v0i8p46-81