Sobre a Revista

A REVISTA LAIKA nasceu de uma iniciativa do Laboratório de Investigação e Crítica Audiovisual (LAICA), grupo de pesquisa do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O LAICA, criado em 2010, reúne professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação em audiovisual. A REVISTA LAIKA fez inicialmente parte do projeto de pós-doutorado da pesquisadora Christiane Riera (1968-2012), financiado pela FAPESP, e posteriormente contou com o apoio do Cinusp “Paulo Emílio” e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Sua proposta da revista foi a de estimular e divulgar a reflexão sobre a criação em audiovisual, abrangendo um vasto campo de interesses: entre artes visuais e sonoras, cinema, televisão e mídias digitais. Seu formato hipermídia – aberto a contribuições em forma de texto, imagens estáticas, áudio, imagens em vídeo, etc. – possibilitou a articulação entre a prática da criação, a reflexão crítica e a pesquisa histórica. Além disso, as contribuições articularam-se a partir de uma lógica de “reverberações”, compondo assim dossiês temáticos baseados em ecos e ressonâncias, oferecendo visões variadas e complementares de cada tema em um diálogo intertextual e criativo.

Desde sua gênese, a REVISTA LAIKA se propôs a estabelecer um diálogo contínuo com seus leitores, estimulando o contato entre estudantes, criadores e pesquisadores. Agora reunido no presente site, seu acervo compreende três anos e meio de publicações sobre temas diversos, incluindo quatro dossiês temáticos (“Cinema e Fotografia"; “A Cor no Cinema”; “Cinema Amador”; “Found Footage”). Artigos raros e traduções inéditas, bem como entrevistas e resenhas, compõem a riqueza dos anos da LAIKA, hoje reorganizados e abertos à consulta à toda a comunidade. 

 

Os editores,

Cecília Mello e Cristian Borges

Edição Atual

v. 4 n. 7 (2021): Dossiê "Found Footage III"
Ver Todas as Edições