O elo perdido da fotografia

Autores

  • Maurício Lissovsky Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v1i1p1-17

Palavras-chave:

Fotografia, Cinema, Sonho, Arquivo, Programa

Resumo

Fotografia e cinema colocados frente a frente: “aprender algo a respeito da fotografia pelo viés do cinema” – a isso se propunha Dubois. Ou ao contrário. Para além das ontologias, nesta aproximação “transterritorial”, como é possível que permaneçam ainda estranhos um ao outro? Será necessário desde já estabelecer as condições deste encontro: onde ele acontece e, sobretudo, quando acontece. Disponho-me, desde já, a sugerir uma temporalidade própria para este rendez-vous. Pretendo assim escapar do regime de visualidade a que o cinema submete a fotografia.

Biografia do Autor

  • Maurício Lissovsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Historiador, doutor em Comunicação e professor do PPGCOM da ECO-UFRJ, além de roteirista de cinema e televisão. Especialista em fotografia (teoria, linguagem e história), publicou, entre outros, A Máquina de Esperar (2008).

Downloads

Publicado

2012-07-20