Em busca do tempo perdido: Found Footage, fotografia e a aura do tempo

Autores

  • Olgária Matos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p15-33

Palavras-chave:

Walter Benjamin, Aura, Found footage

Resumo

O found footage é documento de um arquivo, fragmento de memória como desordem das lembranças. Estas evocam sua arché, uma origem incingível de que o found footage é o rastro, índice de algo desaparecido e que, assim, retorna como espectro. Como vestígio, o found footage é aurático, é halo ectoplasmático. O found footage é a investigação contemplativa do Unheimlich, do perturbante, daquele estranhamento do revenant, do que não é nem passado nem presente, é passado e presente, é o revenant, o espectro ao qual só resta “retornar” e “revir” em mensagens espectrais.

Biografia do Autor

  • Olgária Matos, Universidade de São Paulo

    Professora titular do Departamento de Filosofia da USP e professora titular também do Departamento de Filosofia da Unifesp.

Referências

ARENDT, Hannah. Origens do Totalitarismo (trad. Roberto Raposo). São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BENJAMIN, Walter. “Protocols of Drug Experiments”. In: On Hashish. Cambridge: Harvard University Press, 2006.

BENJAMIN, Walter. “Pequena História da Fotografia”. In: Obras Escolhidas I (trad. Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Brasiliense, 2008.

BENJAMIN, Walter. Rua de Mão Única. São Paulo: Autência, 2013.

BENJAMIN, Walter. Cahiers de l’Herne (org. Patricia Lavelle). Paris: L’Herne, 2013.

BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: UFMG, 2006.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão (trad. Sérgio Paulo Rouanet). São Paulo: Brasiliense, 1984.

BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas I –Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um Lírico no auge do capitalismo (trad. José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista). São Paulo: Brasiliense, 3 a ed., 1991.

BRESSANI, Martin; GRIGNON, Marc. “Les Fantasmagories du gaz d’éclairage à Paris au XIXe siècle”. In: ANDREOTTI, Libero (ed.). Spielraum: Walter Benjamin et l’architecture. Paris: Éd. de la Villette, 2011.

DESCARTES, René. Discurso do Método. São Paulo: Abril Cultural, 1973.

HANSEN, Mirian. “Benjmain’s Aura”, in Critical Inquiry, n. 34, inverno de 2008.

KURZ, Robert. “A Expropriação do Tempo”, in Folha de São Paulo, 3 de janeiro de 1999.

LINDNER, Brurkhardt. “Le Passagen-­‐Werk, Enfance Berlinoise et archéologie du passsé le plus recent”. In: Wisman, Heinz (org.). Walter Benjamin et Paris. Paris: Cerf, 1986.

MEIER, Christian. Política e Graça. Brasília: UnB, 1999.

MENESES, Adélia Bezerra de. “Garota de Mitilene”, in Revista de Estudos Avançados, n. 26, 2012.

VERNANT, Jean-­‐Pierre. As Origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 1973.

Downloads

Publicado

2014-10-26