Finding the Way: Films Found on a Scrap Head

Autores

  • Tom Gunning Universidade de Chicago

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p42-53

Palavras-chave:

Found footage, Found objects, Cinema de arquivo

Resumo

Alguns cineastas restringem suas manipulações de found footage ao ato mínimo de apresentar um filme que descobriram quase sem alterações. Mas outros submetem o found footage a extensa montagem, manipulação química, refotografia ou novas trilhas sonoras (ou todos esses processos combinados). Neste breve ensaio, não posso esperar cobrir todas as permutações desse rico gênero de filme experimental, nem mencionar todos os seus numerosos praticantes (e vou lidar mais com a imagem visual do que com o som). No entanto, quero dar uma ideia da variedade de abordagens que existem usando imagens encontradas para mencionar alguns de seus mestres.

Biografia do Autor

  • Tom Gunning, Universidade de Chicago

    Distinguished Service Professor no Departamento de Cinema e Mídia da Universidade de Chicago, e autor de D.W. Griffith and the Origins of American Narrative Film (University of Illinois Press), The Films of Fritz Lang: Allegories of Vision and Modernity (BFI), e mais de 150 artigos.

Referências

BRETON, Andre. Mad Love. Lincoln: University of Nebraska Press, 1987.

CAMPER, Fred. Reverence: The Films of Owen Land, Program One, in Chicago Reader, 2 August 2010.

CHERCHI USAI, Paolo. Death of Cinema: History , Cultural Memory and he Digital Dark Age. London: British Film Institute, 2008.

GUNNING, Tom. “From Fossils of Time to a Cinematic Genesis. Gustav Deutsch’s Film ist”. In: BRAININ-­‐DONNENBERG, Wilbirg; LOEBENSTEIN, Michael (ed.). Gustav Deutsch. Vienna: Filmmuseum Synema Publications, 2009, p. 163-­‐180.

LEROI-­‐GOURHAN, André. Gesture and Speech. Cambridge, MA/ London: MIT Press, 1993.

MULVEY, Laura. Death 24 X a Second: Stillness and the Moving Image. London: Reaktion Press, 2006

Downloads

Publicado

2014-06-20