Memorias de archivos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i5p111-137Palavras-chave:
Imagens técnicas, Artes midiáticas, Arquivo, Found footageResumo
A expansão para o campo das imagens técnicas estende o problema do acervo ao tema de sua materialidade e conservação, aos usos criativos e à interpretação crítica das chamadas artes midiáticas na era da informação e sua inserção como parte da arte contemporânea. A origem e a história do arquivo ao longo do tempo e seu valor como memória cultural vem mudando seu significado de acordo com a história da mídia.
Referências
BONET, Eugeni (comp.). Desmontaje: Film, video/ Apropiación, reciclaje. Valencia: IVAM – Centre Julio Gonzalez, 1993.
DIDI-‐HUBERMAN, Georges. Atlas. ¿Cómo llevar el mundo a cuestas?. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2010.
DUGUET, Anne-‐Marie. “Notas a la memoria de una información desconocida”. In: ALONSO, Rodrigo (comp.). Muntadas/Contextos. Buenos Aires: Simurg, 2002.
ESTÉVEZ GONZÁLEZ, Fernando; DE SANTA ANA, Mariano (comp.). Memorias y olvidos del archivo. Las Palmas de Gran Canaria/ Santa Cruz de Tenerife: Centro Atlántico de Arte Moderno/ Museo de Historia y Antropología de Tenerife, 2010.
MALRAUX, André. Le musée imaginaire. Paris: Skira, 1947.
MARTINHO, Teté; FARKAS, Solange (org.). Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encontros e transformações. San Pablo: SESC/ Videobrasil, 2015.
MIEKE, Bal. “El esencialismo visual y el objeto de los estudios visuales”, in Revista Estudios Visuales, n. 2, diciembre 2004.
OROZ, Silvia. Tesouros do Cinema Latino-‐Americano. Rio de Janeiro: Funarte, 1998.
PAÏNI, Dominique. Le Temps exposé. Le Cinéma de la salle au musée. Paris: Cahiers du Cinéma, 2002.
PATO, Ana. Literatura expandida – arquivo e citação na obra de Dominique Gonzalez-Foerster. San Pablo: SESC/ Videobrasil, 2012.
WASSON, Haidee. Museum Movies: The Museum of Modern Art and the Birth of Art Cinema. Berkeley/ Los Angeles: University of California Press, 2005.
WEINRICHTER, Antonio. Metraje encontrado. La apropiación en el cine documental y experimental. Colección Punto de Vista. Festival Internacional de Cine Documental de Navarra, 2009.
YOUNGBLOOD, Gene. Cine expandido. Buenos Aires: Eduntref, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Revista Laika
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.