Report, de Bruce Conner: contestando Camelot

Autores

  • Bruce Jenkins School of the Art Institute of Chicago

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6p12-29

Palavras-chave:

Bruce Conner, John F. Kennedy, Assemblage

Resumo

Como fora obrigado a fazer cinco anos antes, em A Movie (1958), Bruce Conner começou a criar sua “reportagem” com imagens de arquivo e apropriações sonoras. Ele trabalhou, retrabalhou e tornou a trabalhar em Report por mais de três anos, criando oito versões diferentes do filme. Como confessou em 1968, numa sessão dedicada à sua obra no Seminário de Cinema Robert Flaherty: “Eu estava obcecado... Não queria parar de mudar.” No fim, era menos uma questão de corrigir o filme do que de finalmente aceitar a intenção original do projeto: acertar as contas com a morte do presidente Kennedy.

Biografia do Autor

  • Bruce Jenkins, School of the Art Institute of Chicago

    Professor de cinema, vídeo, novas mídias e animação, de história da arte e teoria e crítica na School of the Art Institute of Chicago (SAIC). Foi curador do Harvard Film Archive e diretor de Filme/Vídeo no Walker Art Center. Organizador do livro On the Camera Arts and Consecutive Matters: The Writings of Hollis Frampton (MIT Press, 2009), e autor de Gordon Matta-Clark: Conical Intersect (Afterall, 2011), entre outros.

Downloads

Publicado

2014-12-20