Sorria para Kádár: filmes de família e reescritura da história na série socialismo particular de Péter Forgács

Autores

  • Beatriz Rodovalho Université de Paris 3

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6p51-70

Palavras-chave:

Péter Forgács, Filme de família, Imagem de arquivo, Socialismo, Found footage

Resumo

Desde o fim do regime comunista, o artista e cineasta Péter Forgács reapropria filmes amadores para questionar e reescrever a história europeia por meio de outras perspectivas. Este trabalho propõe analisar como a remontagem de histórias e memórias visuais íntimas reconfiguram a percepção coletiva do passado nos filmes de sua série Socialismo Particular: E/Ou (Either-Or,1989), O Beijo de Kádár (Kádár’s Kiss, 1997) e Class Lot (1997). Neles, como imagens amadoras renegociam no presente as tensões particulares e públicas que definiam a vida durante o socialismo na Hungria?

Biografia do Autor

  • Beatriz Rodovalho, Université de Paris 3

    Doutoranda na Université de Paris 3 – Sorbonne.

Downloads

Publicado

2014-10-26