O ensaio cinéfilo como forma: innisfree e o trabalho das ruínas

Autores

  • Victor Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v3i6p95-103

Palavras-chave:

John Ford, José Luis Guerín, Ensaio fílmico

Resumo

O ensaio cinéfilo – constituindo-se aqui em formidável exercício de liberdade – conjuga os gestos mais heterogêneos: das entrevistas com a população local à justaposição entre os arquivos da obra fordiana e as imagens do presente; da deambulação pelas belíssimas paisagens à reencenação de sequências inteiras do filme original; dos testemunhos em torno da experiência da filmagem aos relatos da sobrevivência em terreno hostil; da construção de pequenas situações ficcionais às canções militantes embriagadas na mesa do bar.

Biografia do Autor

  • Victor Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre e doutorando em Comunicação Social pela UFMG.

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Publicado

2014-10-26