Baixa de Lisboa em Belarmino, de Fernando Lopes

Autores

  • Fabiana Mie Hanashiro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v2i3p312-321

Palavras-chave:

Belarmino, Documentário, Formas híbridas, Lisboa, Cinema português

Resumo

Em Belarmino, Fernando Lopes constrói um retrato que desnaturaliza a imagem do lutador de boxe como mero objeto de espetacularização. Embora a decadência física e a precariedade social estejam presentes, o personagem afirma-se como sujeito de sua condição através de uma narrativa por vezes contraditória. Apesar da forma documental aparentemente clássica – entrevista, encenação do cotidiano, imagens de arquivo, voz off – o realizador antecipa dispositivos do cinema moderno que diluem a separação entre o real e a ficção, como por exemplo nas passagens em que as pessoas olham diretamente para a câmera, o uso de locações, a explicitação do processo cinematográfico, a participação de atores não profissionais e o olhar atento para os pequenos acontecimentos na vida de um homem comum. Esta desnaturalização estende-se à fruição da cidade, que é retratada a partir da cartografia particular de Belarmino.

Biografia do Autor

  • Fabiana Mie Hanashiro, Universidade de São Paulo

    Mestranda do Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais da Universidade de São Paulo. Possui graduação em História da Arte pela Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos (2016).

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Publicado

2013-11-03

Edição

Seção

Resenhas