Artistas como parasitas: imagem, vigilância e reciclagem

Autores

  • Lucas Murari Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v4i7p74-87

Palavras-chave:

Found footage, CCTV, Imagem operativa

Resumo

Este artigo apresenta a potencialidade do found footage a partir do reemprego de imagens operativas, como conceituado por Harun Farocki. Dois filmes realizados no Reino Unido, feitos em contextos distintos, são analisados para expor as diferenças de estratégias adotadas como contrainformação.

Biografia do Autor

  • Lucas Murari, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestre e doutorando em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde pesquisa cinema experimental.

Referências

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BEAUVAIS, Yann. Filmes de arquivo. Recine – Revista do Festival Internacional de Cinema de Arquivo, Arquivo Nacional, Rio de Janeiro, 2004.

BLÜMLINGER, Christa. Harun Farocki: estratégias críticas. In: MOURÃO, Maria Dora; BORGES, Cristian; MOURÃO, Patrícia (orgs.). Harun Farocki: por uma politização do olhar. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2010.

BRENEZ, Nicole. Montage intertextuel et formes contemporaines du remploi dans le cinéma experimental. In: Cinémas: revue d'études cinématographiques / Cinémas: Journal of Film Studies, vol. 13, n. 1-2, 2002.

CRARY, Jonathan. 24/7 Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.

DANEY, Serge. Montage Obligatory. The War, the Gulf and the Small Screen. Rouge 8 (2006). Disponível em <http://www.rouge.com.au/8/montage.html>. Acesso em: 28 jan. 2016.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Devir-Intenso, Devir-Animal, DevirImperceptível. In: Mil platôs, Vol. IV. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

FAROCKI, Harun. Imagens Fantasmas. In: Revista Eco-Pós, vol.18, n.2. Rio de Janeiro: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, ECO/UFRJ, 2015.

LUKSCH, Manu; PATEL, Mukul. Faceless: Chasing the Data Shadow. In: Stocker, G.; Schopf, C. (eds.) Goodbye privacy: Ars Electronica. Ostfildern: Hatje Cantz Verlag, 2007.

G.; Schopf, C.. The Filmmaker as Symbiont: Opportunistic Infections of the Surveillance Apparatus. Ambienttv.net, 2006. Disponível em: <http://www.ambienttv.net/content/?q=dpamanifesto>. Acesso em 27 jan. 2016.

LYON. David. 11 de setembro, sinóptico e escopofilia: observando e sendo observado. In: BRUNO, Fernanda; KANASHIRO, Marta; FIRMINO, Rodrigo. Vigilância e visibilidade: espaço, tecnologia e identificação. Porto Alegre: Sulina, 2010.

NALDI, Pat. Search: an artist project for television. In: Harris, J., & Williams, R. J. (orgs.) Regenerating culture and society: architecture, art and urban style within the global politics of city-branding. Liverpool: Liverpool University Press, Tate Liverpool Critical Forum, 2011.

Select Committee on the Constitution. Surveillance: Citizens and the State. Vol.1: Report. Authority of the House of Lords. London: The Stationery Office Limited, fev, 2009.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Publicado

2021-05-18