Recycled Images: the Art and Politics of Found Footage Films

Autores

  • William C. Wees McGill University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-4077.v4i7p52-63

Palavras-chave:

Cinema, Mídia, Found footage

Resumo

O que quer que o cineasta faça com elas - incluindo nada mais do que reproduzi-las exatamente como as encontrou - as imagens recicladas chamam a atenção para si mesmas como imagens, como produtos das indústrias produtoras de imagens do cinema e da televisão e, portanto, como peças do vasto e intrincado mosaico de informações, entretenimento e persuasão que constituem o ambiente saturado de mídia da vida moderna – ou muitos diriam, pós-moderna. Ao nos lembrar que estamos vendo imagens produzidas e divulgadas pela mídia, os filmes found footage abrem as portas para um exame crítico dos métodos e motivos subjacentes ao uso das imagens pela mídia.

Biografia do Autor

  • William C. Wees, McGill University

    Professor Emérito da McGill University, onde ensinou literatura, cinema e estudos culturais por muitos anos. Além de inúmeros artigos e resenhas, é autor de Vorticism and the English Avant-Garde, Light Moving in Time: Studies in the Visual Aesthetics of Avant-Garde Film, and Recycled Images: The Art and Politics of Found Footage Film.

Downloads

Publicado

2021-05-18