O candombe uruguaio em obras para violão

elementos para uma performance culturalmente informada

Autores

  • Marcos Matturro Foschiera Universidade Federal de Minas Gerais
  • Flavio Terrigno Barbeitas Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170193

Palavras-chave:

Performance culturalmente informada, Candombe, Violão latino-americano

Resumo

Com o objetivo de definir o conceito de Performance Culturalmente Informada e exemplificá-lo, o texto, após uma introdução de cunho teórico, examina quatro obras para violão solo de Carlevaro (1974), Aguirre (2004), Sinesi (1994) e Moscardini (2006), todas inspiradas no candombe uruguaio. A abordagem visou demonstrar como uma compreensão de dados culturais do gênero, baseada principalmente em Ferreira (1997), Ayestarán (1966), Fernandez (2017) e Aharonián (2007), fornece ao intérprete um horizonte para especular, experimentar e criar, contribuindo para uma elaboração crítica e autônoma de sua performance. Assim, nas obras analisadas emergem possibilidades de absorver práticas do candombe tradicional relativas a percussividade, acentuação, articulação e caráter ritualístico, mesmo com todas as dificuldades que a tradução para o violão de uma manifestação essencialmente percussiva apresenta.

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Biografia do Autor

  • Marcos Matturro Foschiera, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Música - Violão pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), mestrado em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), e doutorado em Música - Performance Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019). Artista e pesquisador dedicado ao estudo da música latino-americana, bem como da compreensão dos processos relacionados à preparação de obras por grupos de câmara. Como violonista, atua em apresentações solo e camerísticas, abrangendo um repertório variado, que inclui música latino-americana, contemporânea e popular. Como docente colaborou com as Universidades federais do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, além de atuar como oficineiro de música pela organização social POIESIS/SP, dentro do estado de São Paulo. Atualmente é Coordenador de Polo do Projeto Guri em Indaiatuba/SP.

  • Flavio Terrigno Barbeitas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Bacharel em Música (violão) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais/ Università di Bologna (2007). Desde 1996 é docente na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente nos níveis de Graduação e Pós-graduação Mestrado e Doutorado). Além de atividades musicais como violonista, dedica-se a aspectos teóricos da música com pesquisas em dois eixos principais: 1) a música na relação geral com a cultura brasileira e com os processos de construção e desconstrução da identidade nacional (desdobramentos da dissertação de Mestrado: Circularidade cultural e nacionalismo nas Doze valsas para violão de Francisco Mignone) 2) a música na relação com outras artes, principalmente a Literatura, a partir de temas como Música e Representação, Música e Linguagem (desdobramentos da tese de Doutorado: A música habita a linguagem: teoria da música e noção de musicalidade na poesia).

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Publicado

2020-07-06

Como Citar

O candombe uruguaio em obras para violão: elementos para uma performance culturalmente informada. (2020). Revista Música, 20(1), 177-218. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.170193