Eu e o Outro, Dentro e Fora

Dossiê Sonologia 2019 (versão bilíngue)

Autores

  • Fernando Iazzetta Universidade de São Paulo
  • Davi Donato Universidade de São Paulo
  • Henrique Souza Lima Universidade de São Paulo
  • Valéria Bonafé Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172305

Palavras-chave:

Dossiê Sonologia, Apresentação

Resumo

Texto de apresentação dos organizadores do Dossiê Sonologia, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Iazzetta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Iazzetta, Universidade de São Paulo

Fernando Iazzetta é professor Titular na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP e coordenador do Laboratório de Acústica Musical e Informática (LAMI). Dirige o NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. . Atua como compositor e performer com trabalhos que exploram o experimentalismo, a interatividade e recursos eletroacústicos. Seus trabalhos foram apresentados em concertos e festivais de música no Brasil e no exterior. Seus interesses de pesquisa estão voltados para a investigação de formas experimentais de música e arte sonora. Atualmente, é pesquisador 1A do CNPq, Conselho Nacional Brasileiro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Desde 2010, é consultor do Comitê de Artes da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

Davi Donato, Universidade de São Paulo

Graduado em Música pela UNIRIO, tem mestrado em Música pela UFRJ e doutorado também em Música pela USP. Foi professor substituto na Escola de Música da UFRJ de tecnologia musical e sonologia. Foi professor da Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Produção de Música Eletrônica, Produção Musical, Cinema e Produção Multimídia. Participou do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da USP e atuou na rede Sonora. Em 2019 participou da organização do Sonologia 2019 – I/O.

Henrique Souza Lima, Universidade de São Paulo

Doutor em Música pela Universidade de São Paulo. Mestre em Filosofia (Estética e Filosofia da Arte) e Graduado em Música (Licenciatura) pela Universidade Federal de Ouro Preto. Autor de trabalhos de música, arte sonora e arte participativa realizados em mídias diversas. Estuda a auralidade como bem imaterial variável em relação a agenciamentos materiais e condições virtuais específicas. Proponente do “desenho de escuta” como categoria crítica e poética. Atualmente pesquisa som e escuta através de abordagens ecológicas, pós-coloniais, pós-humanas e orientadas a fluxos.

Valéria Bonafé, Universidade de São Paulo

Compositora, pesquisadora e professora. Realizou sua formação acadêmica na Universidade de São Paulo e na Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kuns Stuttgart. Seus trabalhos artísticos têm sido regularmente apresentados em concertos e festivais no Brasil e em diversos países. Como pesquisadora, atua principalmente nas áreas de composição musical, análise musical, estudos do som e feminismos. Seus trabalhos mais recentes lidam com assuntos como sonoridade e imagem sonora, memória e afeto, oralidade e escuta, poética sonora, autobiografia sonora e cartografia sonora. Foi professora na EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo de 2016-2019. É co-fundadora da rede Sonora: músicas e feminismos e integrante do Laura - Lugar de Pesquisas em Auralidade. Desde 2017 desenvolve o projeto de pesquisa “Escuta de si: Poéticas Sonoras e Feminismos” em parceria com a artista e pesquisadora Lílian Campesato. Atualmente realiza uma pesquisa-criação de pós-doutorado junto ao NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo.

Referências

ALONSO-MINUTTI, Ana R.; HERRERA, Eduardo; MADRID, Alejandro (ed.). Experimentalisms in Practice: Music Perspectives from Latin America. New York: Oxford University Press, 2018.

CHAVES, Rui; IAZZETTA, Fernando (ed.). Making it Heard: A History of Brazilian Sound Art. New York: Bloomsbury, 2019.

IAZZETTA, Fernando. Estudos do Som: um campo em formação. Revista do Centro de Pesquisa e Formação - SESC, n. 1, 2015a, p. 141-160.

IAZZETTA, Fernando. Processos Musicais. Entre a experimentação e a criação. Resonancias: Revista de Investigacion Musical, 19, n. 13, 2015b, p. 141-146.

Downloads

Publicado

2020-07-11

Como Citar

Iazzetta, F., Donato, D., Souza Lima, H., & Bonafé, V. (2020). Eu e o Outro, Dentro e Fora: Dossiê Sonologia 2019 (versão bilíngue). Revista Música, 20(1), 277-294. https://doi.org/10.11606/rm.v20i1.172305