A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790Palavras-chave:
Experimentação performática, Instrumentistas, Cantores, Professores de performance, CriatividadeResumo
O texto relata parte dos impactos ocorridos nas práticas musicais realizadas por profissionais e professores de performance após a instauração no planeta da COVID 19, fato que impôs aos seus profissionais a utilização de suportes virtuais, a fim de que essas ações não fossem paralisadas. Foram avaliados os prejuízos e os benefícios conquistados nessa pandemia pela utilização de práticas virtuais no ambiente performático como um todo e em que medida essa tecnologia poderá impactar a performance no futuro. No texto também foram introduzidos alguns depoimentos de profissionais ligados a realização de eventos musicais, participação em práticas musicais diversas, bem como depoimentos de professores de instrumento e canto que tiveram de utilizar a tecnologia para ministrarem suas aulas. Serviram de fundamentação teórica os textos do físico quântico Amit Goswami e do compositor Marcos Câmara de Castro, entre outros.
Downloads
Referências
ALBANO DE LIMA, Flavia. Depoimento, enviado em 08 de outubro de 2020.
CÂMARA DE CASTRO, Marcos. Além da partitura: ou elementos para uma musicologia da performance. In. ALBANO DE LIMA (org.) Performance sob uma perspectiva pluralista. Aguardando publicação. São Paulo: Musa Editora, 2020.
FRESCA, Camila. Brasil Musical, Lições da pandemia. Revista Concerto, outubro de 2020, p. 8.
GOSWAMI, Amit. Criatividade para o século XXI: Uma visão quântica para a expansão do potencial criativo. São Paulo, Aleph, 2012.
MAIORINO, A. V.; COLABARDINI, J. C. M.; GABRIEL, F. O Festival Internacional de Música em Casa: tecnologias, aprendizagens e práticas musicais em tempos de COVID-19. No prelo, 2020.
MOJOLA, Celso. A gravação e a performance ao vivo. Texto inédito, elaborado em dezembro de 1999.
RISARTO, Maria Elisa. Depoimento, enviado em 23 de outubro de 2020.
SILVA, Valdemir da. Depoimento, enviado em 22 de outubro de 2020.
TUDISSAKI, Shirlei Escobar. Depoimento, enviado em 21 de outubro de 2020.
YOSHIURA, Eunice Vaz, YÁZIGI, Eduardo e SPINELLI, João J. O porquê e como de um congresso de criatividade no Brasil. In: YOSHIURA, Eunice Vaz, YÁZIGI, Eduardo e SPINELLI, João J, YÁZIGI, Latife (organizadores). Criatividade – Uma busca interdisciplinar. São Paulo: UNESP, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Sonia Regina Albano de Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).