Máscaras ao rosto e tampões à boca: implicações na voz para a performance do professor que canta
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.180832Palavras-chave:
Voz, Performance, Prática docente, Pandemia, Educação MusicalResumo
Neste trabalho, propõe-se discutir as interferências causadas à voz do professor, nesse momento de pandemia e isolamento social, em que instituições educativas têm buscado soluções para essa nova realidade. Neste cenário, considera-se que a performance do professor tem sido afetada e que os processos pedagógicos, que tem a voz como elemento comunicativo fundamental, encontram-se prejudicados em seus objetivos. De igual modo, avalia-se ser fundamental conhecer as estruturas e os aspectos formativos da voz: elementos que geram a ação performática do “professor que canta”. Portanto, busca-se refletir como a voz é importante para o educador e, igualmente, ao olhar o prejuízo imposto à capacidade performática nessa atualidade, conscientizar-se a respeito de como deverá se comportar, quando for estabelecido a normalidade.
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