O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico

Autores

  • Miriam Grosman Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.185441

Palavras-chave:

Classicismo, Agrupamento rítmico, Performance, Piano

Resumo

O presente trabalho propõe recursos pedagógicos para o estudo deliberado das obras do período clássico, tendo como focos principais os agrupamentos rítmicos e os seus padrões de interpretação.  Abordamos conceitos relacionados à estrutura do agrupamento assim como ao gesto musical,  tendo por base trabalhos como os de Alamos e Gimenez, Wallace Berry, Assis e Amorim, Santiago e  Meyerewicz. Tendo por objetivo a compreensão estrutural da obra, onde a identificação dos agrupamentos constitui uma ferramenta para o estudo deliberado, o trabalho apresenta, ainda, uma síntese do significado de classicismo na música e diretrizes gerais para a interpretação da obra clássica no piano, apoiando-se em princípios e conceitos difundidos por renomados pesquisadores, pianistas e professores como, por exemplo, Newman, Rosenblum e Rosen.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Miriam Grosman, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Desenvolveu seus estudos no Rio de Janeiro, onde obteve vários prêmios em concursos de piano. É Doutora em Artes Musicais (DMA), título concedido pela Catholic University of América, em Washington DC, onde foi orientada pelo Prof. Dr. Thomas Mastroianni. Graduada pela Escola de Música da UFRJ, é também Mestre em Música pela mesma Instituição. Professora Associada da U.F.R.J., integra os quadros dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação como professora de Piano e orientadora de dissertações de Mestrado.. Recebe convites para Master Classes, oferecendo, ainda, cursos de extensão e seminários voltados para aspectos didáticos, estilísticos e interpretativos, como por exemplo: Aprendizagem e Memorização, Desenvolvimento do Pianismo, Chopin: obra e estilo, Beethoven: estilo e interpretação. Ë autora de vários artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional: Liszt e a Técnica Pianística, O Pianismo no Brasil, Ginastera e Música de Câmera com Piano, A Importância do Trabalho Mental, entre outros. Apresenta regularmente trabalhos nos Colóquios internos da Pós-Graduação, com ênfase em aspectos didáticos como Técnica Pianística, Medo de Palco e a Importância do Ritmo.Muitos de seus alunos se destacaram em concursos nacionais de relevância, alguns deles atualmente em programas de pós-graduação no exterior. Paralelamente à docência, desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, já tendo se apresentado em várias salas de Concerto no Brasil, Portugal, Espanha, Áustria e Estados Unidos. Integra o Trio Francisco Mignone com o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Afonso de Oliveira com gravações inéditas que incluem os dois trios do compositor para esta formação. Os comentários da crítica especializada foram excelentes, incluindo a Revista Diapason que avaliou o CD com a cotação de 5 Diapasons.Sobre a interpretação dos 6 Estudos Transcendentais, Carlos Dantas declara:….” a pianista Miriam Grosman nos dá uma versão que prima pela dinâmica filigranada, pela conduta técnica dominada senhorilmente. Performance nota 10”. (Tribuna da Imprensa, 3 de maio de 2006). Exerceu a chefia do Departamento de Teclado e Percussão por 5 anos e foi Coordenadora dos Cursos de Extensão da Escola de Música da UFRJ de 2007 a 2015.

Referências

ÁLAMOS, José Eduardo; GIMÉNEZ, Jesús Tejada. (2020). La agrupación temporal y los patrones como facilitadores de la comprensión psicológica de la información rítmica. Revista Música Hodie, v. 20, 2020. https://doi.org/10.5216/mh.v20.60522.

ASSIS, Ana Claudia; AMORIM, Felipe. O gesto musical e a expressividade. In: Performa – Conferência Internacional em Estudos em Performance. Universidade de Aveiro, Maio 2009.

BARROS, Caio Giovaneti. Teorias do agrupamento sonoro: propriedades e condições de existência de elementos sonoros temporalmente discrimináveis e o essencialismo na construção de conceitos da teoria musical. Dissertação de Mestrado em Música. Instituto de Artes. Universidade Estadual Paulista “ Júlio Mesquita Filho”- UNESP. São Paulo: 2013

BARTH, George. The Pianist as Orator. New York: Cornell University Press, 1992.

BRENDEL, Alfred. Musical Thoughts & After-Thoughts. London: Robson Books, 1978.

BADURA-SKODA, Eva; BADURA-SKODA Paul. Interpreting Mozart on the Keyboard. New York: Da Capo Press, 1962.

BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.

FLEISHER, Leon. Hear it before you play it: Leon Fleisher Workshop. YouTube, 2012. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=mAsA9EZc08c>. Acesso em: 08, setembro de 2021.

KOCHEVITSKY, George. The Art of Piano Playing. Miami: Summy-Birchard. 1967.

NEWMAN, William S. Beethoven on Beethoven. New York: W.W. Norton & Company, Inc., 1991.

OLIVEIRA, Willy C. Beethoven Proprietário de um Cérebro. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979.

ROSENBLUM, Sandra. Performance Practices in Classic Music. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1988.

ROSEN, Charles. The Classical Style. New York: Norton, 1972.

SANTIAGO, Patrícia Furst; MEYEREWICZ, André Borges. Considerações pericianas sobre o gesto na performance do Grupo UAKTI. Per Musi n. 20, Belo Horizonte, 2009. https://doi.org/10.1590/S1517-75992009000200010 .

SILVA, Christian Perrota. Por uma Definição Unificada de Textura Musical. Dissertação de Mestrado em Música. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.

STANLEY, Glenn (ed.). The Cambridge Companion to Beethoven. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

STEURNAGEL, Marcell Silva. O Gesto na composição musical. Revista Vórtex, v.3, n.1, 2015, p. 146-158. Curitiba, 2015.

XAVIER, Glaucia do Carmo. Significante e Significado no Processo de Alfabetização e Letramento: contribuições de Saussure. Cadernos CESPUC n. 25, Belo Horizonte, 2014.

WOLFF, Konrad. Masters of the Keyboard. Bloomington and Indianapolis: Indiana University Press, 1990.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

O agrupamento rítmico como base para a performance pianística de obras do período clássico. (2021). Revista Música, 21(2), 83-110. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.185441