A Sociedade Sinfônica Campineira e seu público: aproximações com Pierre Bourdieu

Autores

  • Mariana de Oliveira Candido Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
  • Lenita Waldige Mendes Nogueira Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.188123

Palavras-chave:

Sociedade sinfônica, Música sinfônica, Sociedade, Cultura musical

Resumo

A Sociedade Sinfônica Campineira, fundada em 1929, teve um importante impacto sobre o cenário musical da cidade de Campinas, e com seus concertos envolveu um público específico em torno da música sinfônica. As relações ali presentes entre os ouvintes e a música articulam questões sobre arte e sociedade, e suscitam reflexões para as quais muito contribuem alguns dos principais conceitos sociológicos de Pierre Bourdieu. A identificação das características dessas relações é facilitada pelos textos publicados no jornal local, que como crítica musical expressavam ideias sobre a música, modos de apreciá-la, e atribuíam um papel à orquestra no quadro cultural e histórico da cidade, além de estabelecer uma representação coletiva da música de concerto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana de Oliveira Candido, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Mariana Candido possui graduação em História e mestrado em Música pela Universidade Estadual de Campinas, onde também desenvolve seu doutorado, no Instituto de Artes. Suas pesquisas pertencem à área da Musicologia Histórica e abordam a história da vida musical da cidade paulista de Campinas, entre os séculos XIX e XX.

  • Lenita Waldige Mendes Nogueira, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Lenita Waldige Mendes Nogueira concluiu o doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas em 1998. Atualmente é docente do Departamento de Música, Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas. Publicou 24 artigos em periódicos especializados e 54 trabalhos em anais de eventos. Possui 8 livros publicados de autoria exclusiva e 12 de autoria coletiva. Possui 70 itens de produção técnica. Participou de 55 eventos científicos. Orientou cinco teses de doutorado, 13 dissertações de mestrado, e oito projetos de Iniciação Científica. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atualmente participa de dois grupos de pesquisa. Atua na área de Artes, com ênfase em Música/Musicologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 16 colaboradores em coautoria de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Musica Brasileira, século XIX, Musicologia, Compositores Brasileiros, Manuscritos Musicais, Carlos Gomes, Biografia, Ópera, Notas de Programa, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Referências

ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 25 de fev. 1930.

ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 2 de mar. 1930.

ANÔNIMO. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 14 de dez. 1932.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.

HEINICH, Natalie. A sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.

HENNION, Antonie. “Pragmática do gosto”. In: Desigualdade & Diversidade – Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, nº 8, jan-jul, pp. 253-277, 2011.

LAPA, José do A. A cidade: os cantos e os antros. Campinas, SP: Unicamp, 2008.

MONTEIRO, Didier. Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 27 de fev. 1930.

MONTEIRO, Maurício. A construção do gosto: música e sociedade na Corte do Rio de Janeiro – 1808-1821. São Paulo: Ateliê Editorial, 2008.

ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983.

PEREIRA, Avelino R. Música, sociedade e política: Alberto Nepomuceno e a República Musical. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2007.

“T.” Crônica artística. Correio Popular. Campinas, 25 de set. 1931.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

A Sociedade Sinfônica Campineira e seu público: aproximações com Pierre Bourdieu. (2021). Revista Música, 21(2), 111-126. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.188123