O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach

Autores

  • Renata Coutinho de Barros Correia Universidade de São Paulo
  • Jéssica Evelyn Papi Silva Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840

Palavras-chave:

Relação análise-performance, Desafios em performance, Abordagem schenkeriana, Análise da performance

Resumo

O artigo trata sobre o potencial da ferramenta de análise schenkeriana na abordagem de questões performáticas. Ilustra o papel desta proposta na produção de metáforas expressivas (projeção sonora e modelagem afetiva), bem como demonstra a possibilidade de contribuição mútua ou “processo simbiótico” entre a análise e a performance musical. Tem como objeto o Praeambulum da Partita n. 5, de J. S. Bach, selecionado em função de seus desafios interpretativos. A análise de vozes condutoras é considerada num contexto analítico abrangente, sendo complementada pela observação de eventos métricos e a análise de elementos expressivos advindos de gravações (dinâmica, articulação e agógica), que é apoiada no emprego do software Sonic Visualiser. Os resultados mostram como noções advindas da teoria analítica de Schenker tendem a contribuir ao embasamento de decisões de realização por parte do performer, bem como enriquecer o seu processo interpretativo.

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Biografia do Autor

Renata Coutinho de Barros Correia , Universidade de São Paulo

Renata Coutinho de Barros Correia é doutora em Musicologia (Área de concentração: Teoria e Análise Musical) e Mestre em Artes (Musicologia) pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). Sob a supervisão dos Profs. Drs. Adriana Lopes da Cunha Moreira (USP/ECA) e Jeffrey Swinkin (Universidade de Oklahoma/ Norman) desenvolveu a tese intitulada Análise e Performance Musical: perspectivas de pesquisa, influências mútuas e abordagem crítica, que versa sobre o desenvolvimento do domínio de estudos da Análise e Performance Musical, apresentando estudo baseado na interlocução entre performer e teórico schenkeriano. Tem colaborado com publicações em eventos científicos com temas relacionados à Análise Musical, produção acadêmica em Performance Musical/ Práticas Interpretativas e estudos em Análise e Performance Musical. Tem se dedicado à apresentação de palestras, atividade docente e atuação como pianista colaboradora. É integrante do grupo de pesquisa TRAMA (Teoria e Análise Musical), que conta com a colaboração de pesquisadores da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo.

Jéssica Evelyn Papi Silva, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes

Jéssica Evelyn Papi Silva é Mestre em Música (Área de concentração: Música – Processos, Práticas e Teorizações em Diálogos) pelo Instituto de Artes da UNESP e Bacharel em Regência Coral e Orquestral pela FIAMFAAM. Sob a supervisão da Profa. Dra. Graziela Bortz desenvolveu a dissertação intitulada Análise e Interpretação do IV Movimento da Sinfonia nº 1 em Dó menor, Op. 68, de Johannes Brahms, que propõe uma abordagem da relação entre análise e performance a partir do método analítico de Schenker. Desenvolveu intensa atividade como educadora musical e docente nas áreas de Regência, Performance e Análise Musical. Atualmente, mora nos EUA e inicia sua carreira internacional. Jessica é mestranda em Regência Orquestral pela Florida International University, onde foi premiada com uma bolsa de estudos.

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Publicado

2021-07-27

Como Citar

Correia , R. C. de B. ., & Silva, J. E. P. (2021). O potencial simbiótico da análise schenkeriana na performance e análise musical do Praeambulum da Partita n. 5 para teclas, de J. S. Bach. Revista Música, 21(1), 269-304. https://doi.org/10.11606/rm.v21i1.188840