Eunice Katunda e seu Quinteto Schoenberg: uma homenagem ao criador do dodecafonismo

Autores

  • Marisa Milan Candido Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Eliana Monteiro da Silva Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.191266

Palavras-chave:

Quinteto Schoenberg, Eunice Katunda, Arnold Schoenberg, Dodecafonismo, Compositora Brasileira.

Resumo

Eunice Katunda (1915–1990) foi uma importante musicista brasileira do século XX. Viveu e atuou de maneira intensa no campo musical por quase todo o século, realizando atividades como pianista, compositora, regente, pesquisadora, professora, crítica, entre outros. Foi responsável tanto pela estreia e difusão de inúmeras obras brasileiras e estrangeiras desconhecidas no meio musical de sua época, como pela criação de peças a partir de modernas técnicas de composição. Neste artigo trataremos do uso feito pela compositora da técnica dodecafônica criada pelo compositor austríaco-estadunidense Arnold Schoenberg (1874-1951), a quem ela homenageou em seu Quinteto Schoenberg. Através de análise musical, mostraremos, entre outros procedimentos, como a compositora utilizou na serie inicial de sua obra o hexacorde inversionalmente simétrico catalogado por Allen Forte como 6-20, usado por Schoenberg em seu quinteto Ode to Napoleon Buonaparte Op. 41. Paralelamente, a musicista inseriu melodias de inspiração folclórica nacional, a fim de dar à composição um caráter humanista e crítico do período em que foi criada.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marisa Milan Candido, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    É pianista, Bacharel em Piano pela Faculdade Santa Marcelina, com bolsa integral, e Mestre em Música pela UNICAMP (CAPES), na qual realizou a dissertação Estéticas cruzadas: rupturas e deslocamentos em Cláudio Santoro, César Guerra-Peixe e Eunice Katunda a partir de obras para piano compostas entre 1948 e 1952. Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado no PPGMUS ECA-USP, também com auxílio da CAPES, sobre a pianista e compositora Eunice Katunda.

  • Eliana Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo

    Pianista e bacharel em piano pela Faculdade Carlos Gomes, fez Mestrado, Doutorado (FAPESP) e Pós-Doutorado em Música na ECA-USP, onde atua como pesquisadora-colaboradora e professora na Pós-Graduação. É autora dos livros "Clara Schumann: compositora x mulher de compositor" e “Compositoras Latino-americanas: vida, obra, análise de peças para piano”, além de capítulos de livros e artigos em português, espanhol e inglês. Integra os grupos de pesquisa “Sonora músicas e feminismos”, “Mygla” e “Polymnia”, e o Duo Ouvir Estrelas, com a cantora Clarissa Cabral. Sua atuação como pianista e como pesquisadora enfoca a produção das mulheres na música erudita, tendo gravado com seu duo o CD Clara Schumann: Lieder e piano solo. www.elianamonteirodasilva.com. 

Referências

ANDRADE, Mario de. Ensaio sobre a música brasileira. 3 ed. São Paulo: Livraria Martins Editora S.A., 1972.

IDDON, Martin. New Music at Darmstadt: Nono, Stockhausen, Cage, and Boulez. Cambridge: Cambridge University Press, 2013.

KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira. São Paulo: Annablume, 2001.

KATER, Carlos. Música Viva e H.- J. Koellreutter: movimentos em direção à modernidade. São Paulo: Musa, 2001b.

KATER, Carlos. Eunice Katunda: musicista brasileira / brazilian musician. 2 ed. São Paulo: M&K, 2020.

KATUNDA, Eunice. Problemas musicais contemporâneos. 1950. Manuscrito.

KATUNDA, Eunice. Álbum de recortes de jornais. Acervo particular, c.1925-c.1970.

PEIXOTO, Melina de Lima. A obra para canto e piano de Eunice Katunda: três momentos. Dissertação (Mestrado em Música). Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

RIZZARDI, Veniero. La “Nuova Scuola Veneziana” 1948-1951. In: OLSCHKI, Leo S. Le musiche degli anni cinquanta. Venezia: Fondazione Giorgio Cini, 2004.

SHAW, Jennifer; AUNER, Joseph. The Cambridge Companion to Schoenberg. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.

STRAUS, Joseph N. Introduction to Post-tonal Theory. 3 ed. New Jersey: Pearson Education, Inc., 2005.

VASCONCELOS, Rodrigo de Carvalho. Coleções referenciais do Mikrokosmos de Bartók e da Prole do Bebê n. 1 de Villa-Lobos. Dissertação (Mestrado em Música). São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014.

ZANI, Amilcar; SILVA, Eliana Monteiro; CANDIDO, Marisa Milan. A composição de Eunice Katunda no contexto político e musical brasileiro. In: Extraprensa, v. 12, n. 2, jan./jun., 2019.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Eunice Katunda e seu Quinteto Schoenberg: uma homenagem ao criador do dodecafonismo. (2021). Revista Música, 21(2), 287-314. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.191266