Reprodução musical: um diálogo sobre interpretação musical em Schönberg, Kolisch e Adorno

Autores

  • Vinícius Benalia Penteado Universidade de São Paulo
  • Mario Videira Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192549

Palavras-chave:

Schönberg, Kolisch, Adorno, Interpretação musical, Reprodução musical, Reprodutibilidade técnica

Resumo

Neste artigo propomos um diálogo entre as teorias de interpretação musical de Arnold Schönberg, Theodor Adorno e Rudolf Kolisch. Nos ensaios de Schönberg, temos os esboços de uma teoria que nunca se completou, assim como nos trabalhos sobre este tema dos outros dois autores aqui mencionados. Assim, o presente trabalho se organiza em três grandes partes: 1) a delimitação histórica do termo reprodução musical; 2) a relação entre o intérprete e a obra, abordando as questões de objetividade e subjetividade; e 3) a perspectiva de uma resolução interpretativa definitiva da obra em questão: a reprodução verdadeira e a morte da obra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vinícius Benalia Penteado, Universidade de São Paulo

    Graduando em regência pelo Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP e aluno de piano pela EMESP - Escola de Música do Estado de São Paulo, fazendo parte da classe de piano do Prof. Dr. Luiz Guilherme Pozzi. Pesquisa a área de estética musical, em especial o campo da performance, estudando a filosofia do intérprete musical. É bolsista FAPESP pela pesquisa Reprodução musical: a influência benjaminiana no pensamento musical de Theodor Adorno (2021-2022), sob orientação do Prof. Dr. Mário Videira. Como pianista, foi finalista do Concurso Guiomar Novaes de Piano (2020 e 2021), finalista do Festival Almeida Prado de Piano (2021) e primeiro lugar no XXX Concurso de Piano Souza Lima (2021), além de ter participado de diversas masterclasses e recitais.

  • Mario Videira, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor Livre-Docente em Estética Musical (2019) pela ECA/USP. Possui graduação em Música (2001) e em Filosofia (2008) pela Universidade de São Paulo, mestrado em Musicologia (2004) pela Universidade Estadual Paulista, sob orientação da Profa. Dra. Lia Tomás, doutorado em Filosofia (2009) pela Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Werle. Publicou o livro “O Romantismo e o Belo Musical” (2006), pela Editora Unesp, além de diversos artigos em revistas especializadas. Como bolsista CNPq/DAAD realizou estágio de pesquisa (doutorado-sanduíche) na Eberhard-Karls Universität Tübingen, sob orientação do Prof. Dr. Manfred Frank (2007-2008). Publicou a primeira tradução em língua portuguesa do livro “Berg: Mestre da Transição Mínima”, do filósofo alemão Theodor W. Adorno (Ed. Unesp). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da ECA/USP por duas gestões (2013-2017 e 2019-2021), recebeu o Prêmio Excelência para Novas Lideranças em Pesquisa na USP (2019).

Referências

ADORNO, Theodor W. Correspondência 1928-1940, Adorno – Benjamin. Trad. José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Ed. Unesp, 2012.

ADORNO, Theodor W. Quasi una fantasia. Trad. Eduardo Socha. São Paulo: Ed. Unesp, 2018.

ADORNO, Theodor W. Sem diretriz - Parva aesthetica. Trad. Luciano Gatti. São Paulo: Ed. Unesp, 2021.

ADORNO, Theodor W. Towards a Theory of Music Reproduction. Trad. Wieland Hoban. Cambridge: Polity, 2006.

ARAÚJO, Bráulio Santos Rabelo de. O conceito de aura, de Walter Benjamin, e a Indústria Cultural. Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, v.1, n.28, p. 120-143, 2010.

BENJAMIN, Walter. Escritos sobre Mito e Linguagem. Trad. Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34, 2011.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Trad. Sergio Paulo Rouanet; Prefácio: Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 2012.

KOLISCH, Rudolf. How to Rehearse and Play Chamber Music (1940). MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 207-209, 2009.

KOLISCH, Rudolf. The Realization of Musical Meaning (1939). MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 201-207, 2009.

KUEHN, Frank Michael Carlos. A teoria da Reprodução Musical de Theodor Adorno e o legado da tradição vienense: uma introdução. Tese (Doutorado em Música) - Centro de Letras e Artes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010.

MARTINSON, Mattias. Music as Secularized Prayer. On Adornos Benjaminian Understanding. Comparative and Continental Philosophy, v. 10, n. 3, p. 205–220, 2018.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: EDUSP, 1996.

SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Los Angeles: University of California Press, 1984.

TRIPPETT, David. The Composer´s Rainbow: Rudolf Kolisch and the Limits of Rationalization. MusikTheorie: Zeitschrift für Musikwissenschaft, v. 24, n. 3, p. 228-237, 2009.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Reprodução musical: um diálogo sobre interpretação musical em Schönberg, Kolisch e Adorno. (2021). Revista Música, 21(2), 235-252. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.192549

Dados de financiamento