Dossiê: O legado musical de Arnold Schoenberg e seus reflexos na América Latina: 1951-2021

Autores

  • Amilcar Zani Universidade de São Paulo
  • Heloisa Zani Universidade de São Paulo
  • Eliana Monteiro da Silva Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.193557

Palavras-chave:

Arnold Schoenberg (1874-1951), Homenagem, Dossiê

Resumo

Apresentação do dossiê "O legado musical de Arnold Schoenberg e seus reflexos na América Latina: 1951-2021"

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amilcar Zani, Universidade de São Paulo

    É pianista, pesquisador e Prof. Titular aposentado do Departamento de Música da ECA/USP. Professor e orientador nos cursos de Pós-Graduação da mesma instituição, realizou diversos pós-doutorados, especificamente na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., Estados Unidos. Seus projetos de pesquisa e sua atuação enquanto pianista enfatizam o Romantismo Alemão e a Segunda Escola de Viena. É autor do website www.projetosteuermann.usp.br , resultante de sua pesquisa Vida e Arte na
    Coleção Clara e Edward Steuermann. Forma com Heloisa Zani um duo pianístico que tem apresentado inúmeras obras em primeira audição no Brasil, destacando-se o espetáculo multimídia A Dobra Schumanniana, e mais recentemente o documentário A Noite Transfigurada.

  • Heloisa Zani, Universidade de São Paulo

    Pianista, professora e pesquisadora, é docente aposentada do Departamento de Música da ECA/USP. Seus estudos acadêmicos abordam a produção musical de Hanns Eisler e a correspondência inédita entre René Leibowitz e Clara e Edward Steuermann. O interesse pela música de câmara levou-a ao estudo minucioso da produção musical para piano a quatro mãos e dois pianos. Em duo com o pianista Amilcar Zani, tem apresentado diversas obras em primeira audição no Brasil, entre as quais destacam-se o Concerto para Piano a quatro Mãos e Orquestra de Alfred Schnittke, a Primeira Sinfonia de Câmara op. 9 e A Mão do Destino, de Arnold Schoenberg. Deste mesmo compositor acabou de lançar o
    documentário A Noite Transfigurada.

  • Eliana Monteiro da Silva, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Departamento de Música

    Pianista e bacharel em piano pela Faculdade Carlos Gomes, fez Mestrado, Doutorado (FAPESP) e Pós-Doutorado em Música na ECA-USP, onde atua como pesquisadora-colaboradora e professora na Pós-Graduação. É autora dos livros Clara Schumann: compositora x mulher de compositor; e Compositoras Latino-americanas: vida, obra, análise de peças para piano, além de capítulos de livros e artigos em português, espanhol e inglês. Integra os grupos de pesquisa “Sonora músicas e feminismos”, “Mygla” e “Polymnia”, e o Duo Ouvir Estrelas, com a cantora Clarissa Cabral. Sua atuação como pianista e como pesquisadora enfoca a produção das mulheres na música erudita, tendo gravado com seu duo o CD Clara Schumann: Lieder e piano solo.
    www.elianamonteirodasilva.com.

Referências

PARASKEVAÍDIS, Graciela. Música dodecafónica y serialismo en América Latina. Em: La del Taller, Nº 3, Montevideo, abril 1985. Disponível em: https://www.latinoamerica-musica.net/historia/para-dodecafonica.html.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. Trad. Eduardo Seincman. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1991.

SCHOENBERG, Arnold. Style and Idea. Los Angeles, University of California Press, 2010.

Downloads

Publicado

2021-12-17

Como Citar

Dossiê: O legado musical de Arnold Schoenberg e seus reflexos na América Latina: 1951-2021. (2021). Revista Música, 21(2), 169-172. https://doi.org/10.11606/rm.v21i2.193557