Catalogação dos trabalhos de conclusão de curso na Licenciatura em Música da UFRR

Autores

  • Rafael Ricardo Friesen Universidade Federal de Roraima
  • Leila Adriana Baptaglin Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194351

Palavras-chave:

UFRR, Licenciatura, Música

Resumo

O presente artigo analisou os trabalhos monográficos de conclusão de curso originados na licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima, desde a criação do curso em 2013 até o término do primeiro semestre de 2021, em seu calendário civil. Somente a partir da década de 1980 tem-se uma escola de música local e, a partir daí, uma tentativa de instalação de mais instituições educacionais voltadas à música. O curso de licenciatura em música foi criado em 2013 com o intuito de atender a essas demandas de profissionais qualificados para a educação musical local. Dessa forma, tem-se que averiguar os trabalhos monográficos aí surgidos serve para levantar informações a respeito de particularidades regionais. Foram encontradas temáticas que perpassam os conteúdos abordados no curso em questão, além de ter havido adesão às pesquisas realizadas pelo corpo docente.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rafael Ricardo Friesen, Universidade Federal de Roraima

    Bacharel em Piano e Especialista em Performance - Música de Câmara pela EMBAP, Mestre pela UDESC na área de Interpretação e Criação Musical. Premiado em concursos nacionais de piano. Atuou em diversos concertos como solista, recitalista e camerista, com especial ênfase em música contemporânea. Coordenador do curso de Licenciatura em Música da UFRR.

  • Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

    Pós-Doutorado em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez, UNESR, Venezuela (2018-2019). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria- UFSM (2011-2014). Mestre em Educação e, Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM (2008-2010). Especialista em Gestão Educacional-UFSM (2007-2008). Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Graduada em Desenho e Plásticas-Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Professora/pesquisadora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da UFRR. Professora dos programas de Mestrado PPGCOM/UFRR (colaboradora) e do PPGE/UFRR (permanente). Professora do doutorado em Educação PGEDA (permanente). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC). Tem atuado nos temas: Arte Urbana, Saberes Amazônicos, Circuito da Arte, Estudos Culturais, Educomunicação e Ensino de Artes.

Referências

ALMEIDA, Jéssia de. Biografia músico-educativa: da teia da vida para processos de formação com/na música. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria, 2019. Santa Maria: UFSM, 2019. 368p.

AQUINO, Vandresa Souza. Produções científicas acerca da educação musical no processo de inclusão de pessoas com deficiência. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 48p.

ARAGÓN, Luiz Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação. Revista NERA, São Paulo, v. 21, n. 42, p. 14 – 33, mar. 2018. ISSN 1806-6755. Disponível em: https://revista:fct:unesp:br/index:php/nera/article/viewFile/5676/4254.

BENETTI, Gustavo Frosi. Recursos para uma revisão historiográfica: a música em Boa Vista. Revista Internacional de Ciências, Tecnologia e Sociedade, MUNDIS - Associação Cívica de Formação e Cultura, v. 1, n. 1, p. 40 – 47, dez 2018. Disponível em: https://ricts:mundis:pt/index:php/ricts/article/view/3.

BENETTI, Gustavo Frosi; ALMEIDA, Jéssica de (org.). Música em Roraima: eventos, práticas e registros. Boa Vista: Editora da UFRR, 2020. 232 p.

BENETTI, Gustavo Frosi; SILVA, Jefferson Tiago Souza Mendes. Educação musical em Roraima: o processo de implantação do Pibid- Música da UFRR. In: ANAIS, 2014, Rio Branco. Encontro regional Norte da ABEM. Rio Branco: UFAC, 2014. p. 1 – 1.

CAMARGO, Luciano de Freitas. Regência e educação musical. In: DUARTE, R.; FIORETTI, E. (org.). II Encontro Regional Norte da ABEM; I Jornada Estadual do Fladem/Brasil. Boa Vista: Editora da UFRR, 2018. p. 43 – 58.

COLARES, Anselmo Alencar. História da educação na Amazônia: Questões de natureza teórico-metodológicas: críticas e proposições. HISTEDBR On-line, Campinas, v. 1, n. 43e, p. 187 – 202, out 2011. ISSN 1676-2584. Disponível em: https://periodicos:sbu:unicamp:br/ojs/index:php/histedbr/article/view/8639960. Acesso em: Acesso em 07 jun. 2021.

CRUZ, Pâmela Barroso de Araújo. Diversidade musical em conversas com discentes: um olhar para o curso de Licenciatura em Música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 43p.

DINIZ, Vivian Franco. Aulas de piano em grupo no Método Suzuki: uma análise no Estúdio Suzuki de Educação Musical em Boa Vista. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019, 53p.

DUARTE, Rosângela; OLIVEIRA, Reginaldo. Música e educação em Roraima. In: CAJAZEIRA, A. O. e R. (org.). Educação musical no Brasil. Salvador: P & A, 2007. cap. [s.n.], p. 359 – 364. XXX, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LIMA, Ana Paula Silva Oliveira Acquati de. “Importa, sim, que pensemos juntos sobre educação musical”: reflexões sobre aulas de música na educação infantil. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 36p.

LIMA, Celso Henrique Vieira. O empréstimo modal recorrente no pop rock dos anos 1980. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR,2017. 36p.

LIMA, Maria da Glória de Souza. A produção científica de educação musical sob o enfoque das políticas públicas de inclusão. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 62p.

LIMA, Raísa Barbosa. A formação do professor de música: uma análise sobre o perfil dos alunos concluintes do curso de música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 41p.

LUNA, Victória Emanuelle Neves de. Práticas de canto no curso de Licenciatura em Música da UFRR: impactos na atuação do licenciado. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 48p.

MINISTÉRIO DA EDUCACÃO. Reuni. 2007. Disponível em: http://reuni:mec:gov:br/. Acesso em: 09 jun. 2021.

MORAES, Cleotilde Chota. Educação musical em Roraima: um estudo de caso na rede estadual de Boa Vista (2006-2016). Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 59p.

OLIVEIRA, Alexandre Alves de. Festival Folclórico de Caracaraí: a percussão nos grupos Cobra Mariana e Gavião Caracará. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2021. Boa Vista: UFRR, 2021. 74p.

OLIVEIRA, Radvan Carvalho de. A importância da regência nas aulas de música na educação básica. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 40p.

SANTANA, Alexandre Luis de. A respiração e o canto: abordagens técnica e sensibilizadora sobre seu funcionamento e importância. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2017. Boa Vista: UFRR, 2017. 50p.

SCHAFER, Murray. O ouvido pensante. São Paulo: Unesp, 2012. 408 p. ISBN 9788539302185.

SILVA, Alexandre Alves. Contrabaixo elétrico: um estudo das levadas em quatro gêneros musicais da Região Norte. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2020. Boa Vista: UFRR, 2020. 77p.

SILVA, Elizandra Garcia da. A expansão da Universidade Federal do Amazonas: implicações a partir do financiamento em tempos de crise. Avaliação, Sorocaba, v. 24, n. 01, p. 26 – 44, mar 2019. ISSN 1982-5765. Disponível em: https://www:scielo:br/j/aval/a/85pJ9MPYTbRPH3SRVkK6ZBM/?lang=pt. Acesso em: Acesso em 07 jun. 2021.

SILVA, Jefferson Tiago Souza Mendes. Estudos musicais: uma análise das investigações realizadas em Roraima – Brasil. European Review Of Artistic Studies, Vila Real, v. 7, n. 4, p. 1 – 13, out. 2016. Disponível em: http://eras:mundis:pt/index:php/eras/article/view/119.

SILVA, Joelson Vaz. da. Festival Folclórico de Caracaraí. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 104p.

SILVA, Nathalia Gabriele Lago da. Práticas informais de aprendizagem musical na formação discente do curso de Licenciatura em Música da UFRR. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2021. Boa Vista: UFRR, 2021. 69p.

SOUZA FILHO, Luiz Andrade de. A colaboração pianística no coro da Igreja Batista Regular de Boa Vista: competências exercidas no dia a dia. Monografia (Licenciatura em Música). Universidade Federal de Roraima, 2019. Boa Vista: UFRR, 2019. 59p.

STÁBELI, Roberto Guerino. Microrregionalização do conhecimento é o único caminho para o desenvolvimento sustentável e redução das iniquidades sociais na Amazônia. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 64, n. 3, p. 35 – 38, [s.n.] 2012. ISSN 0009-6725. Disponível em: http://cienciaecultura:bvs:br/scielo:php?script=sci_arttext&pid=S000967252012000300012&lng=pt&nrm=iso.

STEFAN, Gilberto de Souza. Acerca de partituras e gravações no ensino da interpretação musical direcionado a violonistas eruditos iniciantes. 2016. Disponível em: http://www:violaobrasileiro:com:br/biblioteca?term=gilberto+stefan&x=0&y=0. Acesso em: 09 jun. 2021.

SWANWICK, Keith. A basis for music education. [S.l.]: Routledge, 1979. ISBN 0-203-42243-0.

TEIXEIRA, Beatriz Taveira de Moura. Ouvidos pensantes, vozes brilhantes: benefícios das atividades de musicalização na prática do canto coral de adultos maduros. Monografia (Licenciatura em Música). 2017. Universidade Federal de Roraima. Boa Vista: UFRR, 2017. 56p.

UFRR. Resolução 001/2013-CUni. Projeto político-pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 1 – 40, 2013.

UFRR. Projeto de Curso. Projeto político-pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 01 – 44, 2014.

UFRR. Projeto de Curso. Projeto pedagógico do curso de graduação em Música (licenciatura), Boa Vista, p. 01 – 48, 2015.

UFRR. Projeto de Curso. Projeto pedagógico do curso de licenciatura em Música, Boa Vista, p. 01 – 122, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-04

Como Citar

Catalogação dos trabalhos de conclusão de curso na Licenciatura em Música da UFRR. (2022). Revista Música, 22(1), 71-88. https://doi.org/10.11606/rm.v22i1.194351