Cardinalidade e Cognição: Edmond Costère em perspectiva
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.199801Palavras-chave:
Cognição Musical, Edmond Costère, CardinalidadeResumo
Neste trabalho, discutiremos a fundamentação de conceitos e mecanismos neurofisiológicos relativos à percepção e processamento do que fora denominado por Edmond Costère “Cardinalidade” e “Estabilidade”. O objetivo de expor e discorrer sobre tais conceitos e mecanismos reside na expectativa de lançar bases teóricas que justifiquem cientificamente a abordagem de organização intervalar com base nos principais pressupostos de Edmond Costère. A bibliografia inclui escritos nas páreas de Psicologia da Música, Neurociência, Psicofísica e Teoria da Informação, além de escritos de teóricos de compositores. Concluiremos que as observações empíricas de Costère encontram respaldo na bibliografia científica, incluindo dados experimentais coletados por pesquisadores contemporâneos. Entenderemos, com isso, que sua abordagem possui validade científica e, portanto, merece tanto continuar sendo discutida em âmbito científico quanto ser aplicada à prática artística.
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