Análise tonal e estatístico-descritiva dos procedimentos de criação de Tavinho Moura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.200397

Palavras-chave:

Análise musical pós-tonal, Procedimentos composicionais, Modelagem computacional, Canção popular, Clube da Esquina

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma iniciação científica concluída em abril de 2022, situada na intersecção entre análise musical tonal, análise estatístico-descritiva, procedimentos composicionais e modelagem computacional. A partir de uma amostra de canções de Tavinho Moura, compositor do Clube da Esquina, buscamos identificar características musicais recorrentes que pudessem definir seu estilo de criação, no âmbito de melodia, harmonia e ritmo, definindo arquétipos composicionais que estabelecessem um sistema composicional do compositor. Foi elaborada uma modelagem computacional, criando um programa emulador de composições no estilo de Moura, utilizando a plataforma MAX/MSP. Empregamos revisão bibliográfica, análise musical e modelagem estatístico-descritiva com suporte computacional. Aqui, nosso foco se concentra nas conclusões sobre o sistema composicional taviniano.

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Biografia do Autor

  • Silvio Ferraz, Universidade de São Paulo

    Silvio Ferraz (sp-1959), Professor Titular do Departamento de Música da Universidade de São Paulo.

    Entre 2002 e 2013 atuou como Professor Associado do departamento de música do Instituto de Artes da UNICAMP

    No biênio 2009-2010 foi Diretor Pedagógico da Escola de Música do Estado de São Paulo e Diretor do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão.

    Professor voluntário do programa de pós-graduação em Música da ECA- USP (2009-2010).

    Coordenou o Centro de Linguagem Musical (PUCSP), o Instituto virtual MusArtS (musica articulata sciencia), Núcleo de Integração e Difusão Cultural (NIDIC-UNICAMP) e do curso de Pós-Graduação em Música da Unicamp (2013).

    Atualmente coordena o Convênio ECA-USP/Unvieristée Paris 8 e tem participado anualmente de congressos internacionais como Conferencista.

    Com intensa produção artística, desde 1985 seus trabalhos tem sido constantes em festivais brasileiros de música contemporânea (Festival Música Nova, Bienal de Música Brasileira Contemporânea FUNARTE), Festival d’Automne à Paris 1994, Sonidos de las Americas (Carnegie Hall-N.York, em 1996), Encuentro de Compositores de Chile (Goethe e PUC-Chile).

    Desde a década de 1990, colabora com grupos internacionais de música contemporânea como Iktus Ensemble e Het Espectra (Belgica), Contrechamps (Suiça), Arditti String Quartet e Nash Ensemble (Inglaterra), New York New Music Ensemble e Ensemble Orpheus (EUA), DME (Portugal), Taller de Musica Contemporanea (Chile).

    Autor dos livros Música e Repetição: aspectos da questão da diferença na música contemporânea (SP: Educ/ Fapesp, 1997), Livro das Sonoridades (Rio: 7 letras, 2004) e organizador de Notas-AtosGestos (Rio: 7 letras, 2007).

    Bolsista da Fundação Vitae em 2003, pesquisador associado à Fapesp e pesquisador do CNPQ, desenvolve projetos no campo da composição musical contemporânea, com ênfase no estudo das implicações do conceito de tempo na música do final do século X e séc.XXI.

    Dentre seus principais artigos destacam-se "Musique et Modulation: vers une poètique du vent" e "La formule de la Ritournelle", publicados nos livros referência sobre o pensamento da arte na obra de Gilles Deleuze "Agencer les Multiplicités avec Deleuze" (Anne Querrien e Anne Sauvagnargues, orgs.) e "Gilles Deleuze: la pensé-musique" (Pascale Criton e J.-M. Chouvel, orgs.).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Análise tonal e estatístico-descritiva dos procedimentos de criação de Tavinho Moura. (2022). Revista Música, 22(2), 81-113. https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.200397