Intertextualidade na forma musical em três obras de Tatiana Catanzaro
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v22i2.203269Palavras-chave:
Forma Musical, Intertextualidade, Música Contemporânea, Composição Musical, Análise Musical, Tatiana CatanzaroResumo
O artigo pretende discutir o modo como a compositora brasileira Tatiana Catanzaro pensa a questão da forma por meio da análise de três de suas obras. O interesse do trabalho é entender como o problema da forma se apresenta no processo criativo da compositora. Para esse objetivo, foi realizada entrevista com Catanzaro, aliado a pesquisa bibliográfica e análise de suas obras. Conceitos como intertextualidade e transdução aparecem como possibilidades interpretativas que permitem tanto esboçar uma ideia da microforma, elemento mais fundamental para Catanzaro, quanto da macroforma. Nas três obras aqui analisadas - A Dream within a Dream, Ijahereni, Andma shajarat al-Hayah tanmow fi al-Sahra Yahi – é comum o uso da intertextualidade como ponto de partida para criação das peças. É possível afirmar que a forma no processo criativo de Catanzaro se realiza como forma em processo, resultante da exploração do material sonoro inicial.
Downloads
Referências
ALLEN, Graham. Intertextuality: The New Critical Idiom. New York: Routledge, 2011.
ARAÚJO, Alexy G. V. Stravinsky e a música popular americana: processos identitários, transposições hipertextuais e análise musical. Tese (Doutorado em Música). Universidade de São Paulo, 2017.
CAESAR, Rodolfo. Entrevista com Rodolfo Caesar sobre Forma Musical. Produção do Canal Jorge L Santos. Disponível em: https://youtu.be/8yDmiyYqSls, 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Transformações na linguagem musical contemporânea instrumental e vocal sob a influência da música eletroacústica entre as décadas de 1950–70. Dissertação (Mestrado em Música). Universidade de São Paulo - USP, 2003
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Entrecroisements rythmiques d’un papillon iridescent. 2007. Disponível em: <https://docplayer.fr/39922403-Entrecroisements-rythmiques-d-un-papillon-iridescent.html>. Acesso em: 5 ago. 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Ijareheni, para violino e viola solistas, quarteto de cordas, flauta, clarinete, 2 percussionistas. Partitura. 2009.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. A dream within a dream, para três vozes femininas e orquestra. Partitura. 2012.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Notas de Programa - ECO : TRY-OUT #03 : Orchestral Manoeuvre in the Sound - Musiques Nouvelles 50 ans. 2012. Disponível em: <http://www.musiquesnouvelles.com/fr/Archives/2012-2013/ECO___TRY-OUT__03___Orchestral_Manoeuvre_in_the_Sound/600/>. Acesso em: 18 mar. 2018.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Andma Shajarat al-Hayah tanmow fi al-Sahra Yahi, para piano preparado. Partitura 2015.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. Entrevista com Tatiana Catanzaro sobre forma musical. Produção Canal Jorge L Santos. Disponível em < https://youtu.be/QX7LFxt34SY >, 2016.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. MEMORIAL DESCRITIVO. Datilo. Brasília, 2018a.
CATANZARO, Tatiana Olivieri. The Breath of Sound. The New Centennial Review, v. 18, n. 2, p. 1–13, 2018b.
PESSOA, Fernando. Poemas de Alberto Caeiro. 10ª ed. Lisboa: Ática, 1993.
POE, Edgar Allan . A Dream Within a Dream In: The Works of the Late Edgar Allan Poe, ed. R. W. Griswold. New York: J. S. Redfield, 1850.
ROSSETTI, Danilo; FERRAZ, Silvio. Forma musical como um processo: do isomorfismo ao heteromorfismo. Opus, 2016.
ROSSETTI, Danilo. O processo de geração da forma musical à luz da alagmática e da teoria da individuação de Simondon. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 27, Anais... Campinas, 2017, p. 1–9.
SANTOS, Jorge L de L. A textura musical na obra de Pierre Boulez. Dissertação (Mestrado em Música), Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jorge Luiz de Lima Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).