Textura e material no pensamento musical contemporâneo
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.207375Palavras-chave:
Textura, Estrutura, György Ligeti, Elliott Carter, Morton FeldmanResumo
A palavra textura designa, segundo a definição do dicionário Robert, a disposição dos fios de uma coisa tecida, aplicando-se naturalmente aos princípios da tecelagem e, por extensão, pode concernir à disposição (arrangement) de elementos sonoros.No vocabulário musical, o termo textura é pouco frequente e em geral ignorado pelos dicionários especializados; essa noção ocupa, entretanto, um lugar determinante na reflexão de um grande número de compositores desde os anos cinquenta. Permitindo considerar especialmente por um prisma novo as questões de timbre e a concepção da escrita orquestral, ela será examinada sucessivamente nas obras de Ligeti, Lutoslawski, Brown, Carter, Feldman e através do percurso eletroacústico.
Downloads
Referências
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. New York: Dover Publications, Inc., 1987.
CARTER, Elliott. La dimension du temps. Genève: Contrechamps, 1998.
DELIO, Thomas. The Music of Morton Feldman. New York: Excelsior Music Publishing Company, 1996.
KACZYNSKI, Tadeusz. Conversations with Lutoslawski. Londres: Chester, 1984.
LESTER, J. Analytic Approaches to Twentieth-century Music. [s.l.] : W.W. Norton, 1989. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=nSFwQgAACAAJ.
ROLLIN, Robert L. Ligeti’s Lontano: Traditional Canonic Technique in a New Guise. Music Review, [S. l.], v. 41, n. 4, p. 289–296, 1980.
SMALLEY, Denis. Établissement de cadres relationnels pour l’analyse de la musique postschaefférienne. Em: Ouïr, entendre, écouter, comprendre après Schaeffer. [s.l.] : Buchet-Chastel, 1999. p. 177–214.
SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. Oxford: Oxford University Press, 1966.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Luigi Brandão, Alejandro Jara; Jean-Yves Bosseur
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).