O uso da música nos dramas jesuíticos austríacos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210431

Palavras-chave:

Drama jesuítico, Companhia de Jesus, Áustria, Ópera, Música barroca

Resumo

Embora a música tenha sido usada com grandes restrições nas produções dramáticas jesuíticas no século XVI, a partir do século seguinte, essa situação começou a mudar e, aos poucos, tornou-se comum encontrar algumas partes escritas para recitativo solo e ária. A partir da segunda metade do século XVII, um número crescente de dramas jesuíticos passou a ser inteiramente cantado. Ademais, apesar do fascínio da elite austríaca pela ópera italiana e do contínuo financiamento de produções operísticas, o patrocínio destes dramas tornou-se uma alternativa conveniente e mais barata a esse gênero profano italiano. Através dos empreendimentos teatrais da Companhia de Jesus, as principais autoridades austríacas encontraram uma alternativa para se entreter com as novas técnicas composicionais típicas da ópera a partir de uma produção artística considerada moralmente edificante e adequada a indivíduos virtuosos comprometidos com a Contrarreforma. O artigo investiga a relação entre o drama jesuítico e a música na Áustria nos séculos XVI e XVII. Para isso, será avaliado o desenvolvimento histórico dos dramas jesuíticos, a importância da música como solução para os desafios do uso do latim, as disputas internas ligadas à incorporação de elementos operísticos no teatro jesuítico e o papel dos compositores germânicos associados à capela imperial vienense na composição da música das produções teatrais elaboradas pelos dramaturgos da Companhia de Jesus.

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Biografia do Autor

  • Caio Amadatsu Griman, Universidade de São Paulo

    Atualmente é bolsista de iniciação científica (FAPESP). Estudante de composição na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes

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Publicado

2023-09-01

Como Citar

O uso da música nos dramas jesuíticos austríacos. (2023). Revista Música, 23(1), 537-556. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.210431

Dados de financiamento