Pertencimento e performance: diálogos entre a música escrita e a improvisação no canto coral

Autores

  • Paula Castiglioni Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212593

Palavras-chave:

Canto coral, Improvisação Vocal, Sonoridade Coral

Resumo

O canto coral é uma manifestação social cuja ação principal é o canto coletivo, o qual contextualiza tais relações, influenciando os processos de convivência humana entre os envolvidos. Este artigo aponta como fazeres vocais coletivos, que considerem as dimensões da colaboração e cultivo da sensação de pertencimento no momento da performance, podem ampliar a conexão humana entre integrantes do coro, proporcionar ambientes acolhedores e consequentemente aprofundar detalhadamente resultados concernentes à sonoridade coletiva do grupo. Propõe-se refletir sobre duas perguntas: - Como os cuidados e práticas regulares em relação à dimensão da coletividade e interação social influenciam na qualidade da performance musical de um grupo coral? - Podem os processos de improvisação vocal colaborar para a criação de vínculos coletivos e consequentemente levar a resultados mais profundos na performance em todos os níveis em que ela pode se dar? Como referências teóricas principais, o trabalho se baseia em Émile Durkheim (2019); Violeta Hemsy de Gainza (2009); Pereira & Vasconcelos (2007); Ana Mae Barbosa (2023) ; Chris Small (1998)  e Paulo Freire (2018), com intenção de relacionar o aporte bibliográfico às experiências da autora.

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Publicado

2023-09-01

Edição

Seção

Dossiê Temático: Música e relações étnico-raciais

Como Citar

Pertencimento e performance: diálogos entre a música escrita e a improvisação no canto coral. (2023). Revista Música, 23(1), 203-214. https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212593