Pertencimento e performance: diálogos entre a música escrita e a improvisação no canto coral
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v23i1.212593Palavras-chave:
Canto coral, Improvisação Vocal, Sonoridade CoralResumo
O canto coral é uma manifestação social cuja ação principal é o canto coletivo, o qual contextualiza tais relações, influenciando os processos de convivência humana entre os envolvidos. Este artigo aponta como fazeres vocais coletivos, que considerem as dimensões da colaboração e cultivo da sensação de pertencimento no momento da performance, podem ampliar a conexão humana entre integrantes do coro, proporcionar ambientes acolhedores e consequentemente aprofundar detalhadamente resultados concernentes à sonoridade coletiva do grupo. Propõe-se refletir sobre duas perguntas: - Como os cuidados e práticas regulares em relação à dimensão da coletividade e interação social influenciam na qualidade da performance musical de um grupo coral? - Podem os processos de improvisação vocal colaborar para a criação de vínculos coletivos e consequentemente levar a resultados mais profundos na performance em todos os níveis em que ela pode se dar? Como referências teóricas principais, o trabalho se baseia em Émile Durkheim (2019); Violeta Hemsy de Gainza (2009); Pereira & Vasconcelos (2007); Ana Mae Barbosa (2023) ; Chris Small (1998) e Paulo Freire (2018), com intenção de relacionar o aporte bibliográfico às experiências da autora.
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