Metábole para Trompete, Trombone, Percussão e Piano (1994) de Mário Ficarelli: Um Comentário Crítico pelo Autor
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55082Resumo
Este trabalho homenageia o poeta Mário Quintana, de quem há muito sou grande admirador, pela simplicidade, jovialidade e verdadeira poesia no sentido mais amplo que se possa entender quando se pronuncia o seu nome. Metábole é a designação que os gregos utilizavam para indicar qualquer mudança rítmica ou melódica no decurso de uma composição. Esta composição é inspirada no conjunto da obra de Quintana. E o título dado, mais do que ao seu aspecto musical, refere-se à arte do poeta. A morte de Mário Quintana, ocorrida a 5 de maio, foi coincidente com a encomenda de um trabalho que mal acabara de receber e cuja proposta me oferecia um conjunto de até dez instrumentos. Não tive dúvidas em juntar as coisas. A opção pelos metais e a percussão parecia-me mais heróica para celebrar a passagem do poeta - o piano atuaria como unificador harmônico e principalmente rítmico-percussivo para criar, por sua vez, o clima propício ao discurso dos demais instrumentos. O material básico está calcado em uma série, utilizando seus quatro modos, transposições e intercambiamentos.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Referências
Pietro UBALDI. As Noures. São Vicente, Ed. Fundapu. 1984.
Mário QUINTANA. "O Aprendiz de Feiticeiro". 80 anos de Poesia. São Paulo. Globo. 198.+.
Mário QUINTANA. "Nova Antologia Poética" . 80 anos de Poesia. São Paulo, Globo, 198-l.
Mário QUINTANA. Preparativos de Viagem, Rio de Janeiro. Globo. 1987.
Mário QUINTANA. "A Rua dos Cataventos". 80 anos de Poesia. São Paulo. Globo, 1984.
Downloads
Publicado
1994-12-08
Edição
Seção
Artigos - Dossiê Temático: “(Re)Orquestrar: Perspectivas interdisciplinares sobre música sinfônica”
Licença
Direitos autorais (c) 1994 Mário Ficarelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Ficarelli, M. (1994). Metábole para Trompete, Trombone, Percussão e Piano (1994) de Mário Ficarelli: Um Comentário Crítico pelo Autor. Revista Música, 5(2), 212-219. https://doi.org/10.11606/rm.v5i2.55082