Essência e Alcance das Manifestações Barrocas no Universo Luso-Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/rm.v11i0.55096Resumo
Ao estudar esse fenômeno artístico complexo e largamente difundido a que chamamos Barroco, todos parecem seduzidos por uma miragem. As teorias que buscam explicá-lo acabam por sofrer uma espécie de contaminação e se tornam, igualmente, prolixas e de difícil enquadramento. Se quisermos nos ater ao Barroco no Brasil, constatamos que, para sua correta compreensão, não se pode prescindir de uma certa familiaridade com o Barroco de Portugal, o que implica, por sua vez, uma avaliação das fontes que inspiraram seus artistas. Qual teoria poderia, então, ser invocada para compreensão desse quadro luso-brasileiro? O Absolutismo proposto pelo holandês Leo Ballet, a Contra-Reforma, invocada pelo alemão Werner Weisbach, ou nos contentaríamos com as categorias arroladas por Heinrich Wöllflin? Enquadrar o Barroco brasileiro em qualquer dessas teorias pode ser um exercício intrigante, mas pouco conclusivo. Abandonando a pretensão de transitar por complexas teorias formuladas em outros contextos, deveríamos, mais modestamente, considerar os pólos onde o barroco brasileiro começou a se desenvolver e as etapas de seu desenvolvimento.
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