A produção para piano a duas mãos de Alberto Nepomuceno: Características gerais e proposta de um novo catálogo

Autores

  • Mónica Vermes Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/rm.v7i1/2.59976

Resumo

No presente trabalho apresentamos um panorama geral da produção para piano a duas mãos de Alberto Nepomuceno e uma reformulação do catálogo desse conjunto de suas obras. Uma aproximação à produção de Nepomuceno para piano a duas mãos permite-nos verificar o quanto a abordagem da obra de Nepomuceno exclusivamente sob o ponto de vista "nacionalista", baseia-se numa polarização entre nacional-internacional, que se tem feito sentir de maneira especialmente marcante na música brasileira a partir da década de 1920 e que tem marcado de maneira quase geral a avaliação da música artística brasileira do presente e do passado. Nepomuceno apresenta bem os dois aspectos - em sua obra convivem o nacional e o internacional - convidando-nos a reformular nossa abordagem da música romântica brasileira a partir de um ponto de vista que considere a especificidade desse momento na história da música no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mónica Vermes, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Artes
    Mestre em Musicologia pelo Instituto de Artes da UNESP

Referências

l. CORRÊA, Sérgio Nepomuceno Alvim. Alberto Nepomuceno: catálogo geral. Rio de Janeiro: FUNARTE/Instituto de Música/Projeto Memória Musical Brasileira, 1985.

MARCONDES, Marcos Antônio, (Ed.). Enciclopédia da Música Brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo: Art Editora Ltda., 1977. 2v.

BIBLIOTECA NACIONAL, UNIVERSIDADE DO CEARÁ. Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário de Nascimento de Alberto

Nepomuceno.Rio de Janeiro, Fortaleza, 1964.

ESCOLA NACIONAL DE MÚSICA. DA UNIVERSIDADE DO BRASIL. Catálogo da Exposição Comemorativa do Centenário de Nascimento

de Alberto Nepomuceno. Rio de Janeiro, 1964.

SALLES, Antonio. Allocução proferida por ocasião de inaugurar-se o retrato do Maestro Alberto Nepomuceno no Salão do Theatro José de Alencar. Fortaleza, 1919.

CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia de lia Musica nel Brasile: dai tempi coloniali sino ai nostri giorni (1549-1925). Milano: Riccioni, 1926.

Downloads

Publicado

1996-12-12

Edição

Seção

Artigos - Dossiê Temático: “(Re)Orquestrar: Perspectivas interdisciplinares sobre música sinfônica”

Como Citar

Vermes, M. (1996). A produção para piano a duas mãos de Alberto Nepomuceno: Características gerais e proposta de um novo catálogo. Revista Música, 7(1-2), 59-91. https://doi.org/10.11606/rm.v7i1/2.59976